Peddy Paper “Dia da Europa” – Sabadim

Na manhã do dia 9 de maio, realizou-se um Peddy Paper, alusivo ao “Dia da Europa”, na Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão – Sabadim. Esta iniciativa foi fruto da colaboração entre as disciplinas de Geografia e Francês e pretendeu, acima de tudo, proporcionar uma manhã de são convívio e de diversão à comunidade educativa envolvente, representada pelas equipas que se inscreveram e competiram. A ideia de articulação e colaboração entre estas áreas curriculares surgiu naturalmente, dado o espírito e os objetivos que uma atividade desta natureza invoca. Assim, o Peddy Paper definiu como seus objetivos específicos: promover o são convívio entre os membros da comunidade educativa; incrementar a articulação entre áreas disciplinares promovendo o desenvolvimento da formação integral dos alunos; reforçar a adoção de valores e princípios associados a um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa; disseminar informação sobre os países da União Europeia e estabelecer relações entre o passado e o presente, preservando a memória histórica.

O Peddy Paper  realizou-se no recinto da escola, interior e exterior. Os participantes, distribuídos por onze equipas, de quatro elementos cada, tiveram de superar os desafios apresentados em vários postos distribuídos ao longo do trajeto, que foram da resposta a questionários de cultura geral sobre temas associados ao continente europeu e União Europeia, a datas comemorativas.

O balanço final, esse é francamente positivo. Das respostas dadas pelas equipas na ficha de avaliação da atividade que constava do Guião do Peddy Paper, concluímos que os nossos objetivos foram claramente atingidos e que todos os participantes, sem exceção, manifestaram o desejo de repetir a experiência.

O nosso bem-haja a todos os colaboradores e participantes, pois também nos proporcionaram uma manhã bem passada e de são convívio!

Dulce Barreto e Rosa Monteiro