No passado dia 21 de março, a turma 12ºJ, do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, deu por concluído o seu projeto de Cidadania e Desenvolvimento no domínio da Interculturalidade. Esta atividade denominada “Que o amor nos salve!” teve como objetivos promover a inclusão, apelar à solidariedade e homenagear o povo ucraniano.

No que concerne à informação e sensibilização para a inclusão dos cidadãos ucranianos em Portugal, os alunos divulgaram informações oficiais e governamentais do programa Portugal For Ukraine, bem como disponibilizaram QR codes de acesso prático e rápido às plataformas institucionais, com informações sobre as medidas implementadas.
Foram expostos cinco manequins representativos do acolhimento de cidadãos refugiados em famílias portuguesas. Para isto, a turma usou trajes tradicionais portugueses e elaborou, manualmente, trajes femininos ucranianos.

No que respeita à solidariedade, a turma foi responsável pela recolha de donativos para a prestação de cuidados de saúde, nomeadamente medicamentos e material de primeiros socorros. Foram ainda disponibilizados QR codes de acesso a plataformas nacionais e internacionais, como ONG com ações humanitárias no terreno.

Em homenagem ao povo ucraniano e em apelo à Paz, cada aluno elaborou e pendurou uma pomba branca com o seu nome e uma flor branca em papel e, em conjunto, pintaram uma tela em tecido. De forma simbólica e emotiva, com a participação de outras turmas, os alunos formaram um cordão humano, ao som da música “Imagine” de John Lennon, seguindo-se um minuto de silêncio pela Paz. Este momento de união contou com a presença da Sra. Diretora Anabela Araújo.

A exposição esteve patente no átrio do Bloco 2 da Escola Sede do dia 18 ao dia 25 de março.

Agradecimentos:
Folia, Mundo da Pequenada, Mundo Mágico e Norte Moda pelo empréstimo dos manequins.
Lisso Flores e Eventos pela doação dos girassóis.

Fabiana Pinho Dias