Alunos de Aplicações Informáticas B participam na Hora do Código

No âmbito da comemoração da Hora do Código do AEV, os alunos de Aplicações Informáticas B foram desafiados a construir e programar um circuito eletrónico com Arduíno e leds. A atividade decorreu ao longo de toda a semana (6 a 10 de dezembro), para todos os alunos que frequentam a disciplina. Os alunos participaram com grande entusiasmo e empenho e todos os grupos realizaram com sucesso os desafios propostos: “Led piscante” e “Led controlado por botão”. O espaço escolhido para a dinamização da atividade, Sala do Futuro, foi muito apreciado e contribuiu para uma maior motivação, conforme se pode observar na avaliação dos alunos.

«Uma excelente forma de descobrir este novo mundo, o mundo do Arduíno.»

«Foi divertido aprender a programar.»

«Gostei bastante do facto de ser uma aula/atividade fora do “normal” que costumamos fazer.  O espaço está muito bem equipado, é dinâmico e muito interessante de utilizar.»

«Uma atividade bastante dinâmica e interativa, que fomentou o meu conhecimento pela programação.»

«A atividade teve um papel muito positivo no que toca à aquisição de novos conhecimentos sobre a programação.»

«Foi uma atividade, que me enriqueceu ao nível da programação, empenhei-me ao máximo, foi algo muito interessante e dinâmico.»

«Foi muito interessante e ensinou-nos a trabalhar em equipa.»

A dinamização destas atividades permitiu desenvolver o espírito de interajuda e colaboração entre os alunos, o sentido de responsabilidade, pois eles são autores da sua criação, possibilitando a troca experiências. A atividade foi um sucesso já que os alunos estiveram envolvidos de corpo e alma na construção deste projeto.

Ana Bragança e Pedro Bragança, professores de Aplicações Informáticas B