Este espaço destina-se ao esclarecimento de questões relativas aos Cursos de Educação e Formação Profissional (EFP) junto dos alunos, dos pais e dos encarregados de educação. Sempre que se considere necessário, as questões e respostas serão atualizadas.
Aconselha-se a leitura atenta das respostas às questões, antes do envio de mensagens, por via do endereço eletrónico disponibilizado.
Poderá enviar sugestões para a melhoria dos Cursos de Educação e Formação Profissional no agrupamento através do endereço eletrónico cursosefp@aev.edu.pt ou deixar a sua sugestão na caixa física existente na secretaria da escola.
Os Cursos de EFP são um percurso do ensino secundário, que se caracterizam por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local. Os Cursos de EFP têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem dos alunos.
O plano de estudos inclui três componentes de formação: sociocultural, científica e técnica. A matriz dos cursos de EFP pode ser consultada no site em link .
A componente de formação técnica inclui obrigatoriamente uma Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, no último ano do curso, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual os alunos revelam as competências e saberes que foram desenvolvendo ao longo do curso.
Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).
Não. Não é possível frequentar um curso profissional, tendo já concluído o 12º ano.
Confere direito a Subsídio de Alimentação (convertido em almoço na cantina de forma gratuita), Subsídio de Transporte, Bolsa de Material Escolar e Bolsa de Profissionalização nos Estágios Curriculares.
Sim, está incluído Seguro Escolar.
Os Cursos de EFP têm uma estrutura curricular organizada por módulos ou UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração) que permitem uma maior flexibilidade e respeito pelos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.
Os alunos têm várias opções:
Sim, pode. Os Cursos de EFP destinam-se a jovens com o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente, mesmo não tendo realizado as provas finais do 9.º ano.
A conclusão de um Curso Profissional confere um diploma de ensino secundário equivalente ao 12º ano de escolaridade e um certificado de qualificação profissional de nível IV. O diploma de ensino secundário e o certificado de qualificação profissional de nível IV permitem aos alunos o ingresso nos cursos de Especialização Tecnológica (CET) ou nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP), com uma certificação de nível V. Outra possibilidade é o acesso ao ensino superior.
A certificação EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais) foi concebida para melhorar a Educação e Formação Profissional no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e das escolas ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes: numa forte articulação entre os decisores políticos, organismos reguladores, escolas, alunos/formandos, professores, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.
O reconhecimento de que os sistemas de garantia da qualidade implementados pelos operadores de EFP estão alinhados com o Quadro EQAVET resulta na atribuição, por parte da ANQEP, I.P., do selo EQAVET.
No Agrupamento de Escolas de Valdevez o projeto de implementação do sistema de garantia da Qualidade EQAVET iniciou em setembro de 2019. Poderá consultar os documentos referentes à sua implementação neste link.
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) possui uma duração total de 600h, distribuídas pelos três anos dos cursos. No 10.º e 11ºanos, os alunos efetuam 140h em entidades de acolhimento e no 12ºano efetuam 320h.
O regulamento da FCT pode ser consultado no seguinte link: [Regulamento FCT]
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) é um projeto desenvolvido ao longo do 3º e último ano do Curso de EFP, na qual são evidenciadas as competências adquiridas ao longo do curso frequentado.
A PAP é apresentada em sessão pública a um jurí com elementos externos à escola.
O regulamento da PAP pode ser consultado no seguinte link: [Regulamento PAP]
O regulamento dos cursos profissionais pode ser consultado no seguinte link: [Regulamento EFP]