Alunos de Sabadim aprendem a fazer o pão

Para além dos conhecimentos académicos, essenciais a qualquer criança, é necessário envolvê-la com a natureza e potenciar a sua criatividade e curiosidade natural. Sendo esse um dos objetivos desta escola e dado que a mesma deve ir muito além das quatro paredes da sala de aula, no âmbito do projeto Manto Verde, levou-se a cabo, no dia 24 de novembro, uma atividade que permitiu aos alunos experimentarem todo o processo de fabrico do pão.

Assim, e depois de desfolharem o milho, fazerem a moreia de palha e visitarem o moinho das Pereiras na Miranda, recuando no tempo às formas mais tradicionais do fabrico da farinha, os discentes, com as explicações da avó Ninhas e da tia Marquinhas, perceberam como se amassa o pão (milho), como leveda na masseira, como se dá forma às broas e como se mete no forno a lenha com a ajuda dos utensílios tradicionais.

Depois de cozido, foi bom saboreá-lo na companhia de toda a comunidade educativa e das colegas, Maria Ester Sendra e Araceli Belda Vilade, oriundas de Valência (Espanha), afetas ao projeto Erasmus, que assistiram e participaram a todo o processo e ficaram encantadas.

Dulce Barreto