Oferta EFP – Eletrónica, Automação e Computadores

Técnico
Mecatrónica
Automóvel
Técnico Eletrónica,
Automação
Computadores
Técnico
da
Qualidade
Técnico
Auxiliar
de Saúde
Técnico
de Análise
Laboratorial

Eletrónica, Automação e Computadores

CATÁLOGO DE ATIVIDADES

Início
Plano de estudos
PAP
FCT

O técnico de eletrónica, automação e computadores é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos eletrónicos de automação industrial e de computadores, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

ATIVIDADES PRINCIPAIS

  • Selecionar criteriosamente componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e regulamentos existentes;
  • Interpretar e utilizar corretamente manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de equipamento elétrico/eletrónico e digital;
  • Efetuar operações de correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante;
  • Analisar e interpretar anomalias de funcionamento e formular hipóteses de causas prováveis;
  • Aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve;
  • Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho;
  • Interpretar e reparar pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção;
  • Orientar e colaborar com equipas de manutenção;
  • Proceder à montagem, manutenção e reparação de automatismos industriais;
  • Projetar e realizar protótipos de módulos eletrónicos de pequena e média complexidade e proceder à respetiva montagem, teste e ajuste;
  • Instalar módulos eletrónicos de controlo;
  • Projetar, instalar e operar sistemas de automação por autómatos programáveis de pequena e média complexidade;
  • Programar algoritmos de controlo para autómatos programáveis;
  • Efetuar a instalação de computadores e periféricos, estabelecendo as configurações possíveis do hardware;
  • Proceder à deteção e reparação de avarias típicas em módulos e componentes do computador e periféricos;
  • Aplicar testes e procedimentos adequados no processo de reparação e de substituição de módulos avariados;
  • Reparar placas de microcomputadores, monitores e periféricos mais usuais, com recurso a equipamento de teste básico e software de diagnóstico;
  • Reconfigurar os sistemas informáticos, a nível de hardware e de sistema operativo, adaptando-os às necessidades da empresa;
  • Projetar sistemas de alimentação lineares e sistemas de alimentação especiais;
  • Interligar sistemas de comunicações.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

  • Empresas públicas ou privadas que recorram a serviços de computadores para as atividades diárias;
  • Empresas de tecnologias e sistemas de informação;
  • Empresas vendedoras de equipamentos informáticos.

Legislação

  • Portaria n.º889/2005, de 26 de setembro
  • ​​Portaria n.º235-A/2018, de 23 de agosto

 

Código e designação do Referencial de Formação

  •  

 

Área de Educação e Formação

  • 523 – Eletrónica e Automação

Prova de Aptidão Profissional (PAP)

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

 

Alguns projetos desenvolvidos

Mão Robótica

  • Equipamento multimédia inovador, que possibilite ao utilizador um controlo mais eficaz e eficiente em determinadas ações.

Jornal AEVdigital

  • Criação do jornal digital do AEV.

Impressora 3D

  • Construção de uma impressora 3D para o Agrupamento de Escolas de Valdevez com o objetivo de permitir a impressão de peças destinadas à renovação/ diversificação de componentes associados ao clube de programação e robótica, bem como de outras peças idealizadas no âmbito de outros projetos escolares.

CNC

  • Criação de uma máquina comandada por um computador.

Casa inteligente

  • Construção de uma maquete que represente uma casa inteligente. Pretende-se controlar iluminação, aquecimento, temperatura e outros elementos tais como portão da garagem de forma remota.

Upgrade Plataforma Moodle

  • Atualização da plataforma moodle do AEV para a última versão, a 3.3.

APP – Turismo AVV

  • Adaptar uma aplicação desenvolvida em flash para ser suportado em Android.

Plataforma Votação

  • Desenvolvimento de uma plataforma destinada à votação de trabalhos (diplomas) concorrentes ao Concurso Diplomas “A minha escola … a minha Turma”.

Clube Caça e Pesca -Website

  • Elaboração de um website para o Clube de Caça e Pesca de Arcos de Valdevez.

APP – Semana Ciência e Tecnologia

  • A obter dados. Aguarde alguns segundos e experimente cortar ou copiar novamente.

ISLA/ ESAV

  • Base de Dados_Áreas Naturais –  Desenvolver um modelo de inventário de áreas naturais, à escala do concelho de AVV para utilizar pela instituição de ensino superior ISLA/ESAV.

WEB – Sarreliber

  • “Desenvolvimento de uma Web em PHP, com registos em campos de uma BD (nomes, horas, contadores(de água, luz, pressão etc…) que faça comparações de valores, e no caso de ultrapassar um determinado valor parametrizável, lance um alerta. Por fim, a exportação desta BD para Excel, via VBA.

AEV.EDU.PT

  • Atualização, otimização e dinamização do website do agrupamanto de escolas de Valdevez.

Adaptador para recipientes – (With)OutLimits

  • Conceção e respetiva programação de um adaptador para diversos recipientes (copos e canecas), destinado a pessoas com deficiência visual, para lhes facilitar algumas das suas rotinas diárias. 

Desfile Design de Moda – som e projeção de informação

  • Cobertura do evento “Desfile de Design de Moda”, no âmbito das PAP do curso profissional técnico de Design de Moda, no que concerne ao som e projeção de informação alusiva às coleções de moda desenvolvidas.

CPU arrefecido a água

  • Montagem de um computador, combinando componentes previamente adquiridos, e com a particularidade do CPU ser arrefecido a água. 

Fábrica de Natal – Chaminé

  • Construção de uma chaminé para a Fábrica de Natal – espaço reservado à elaboração de postais de Natal de 2015, de todas as turmas do Agrupamento de Escolas de Valdevez (atividade prevista no plano anual de atividades, da responsabilidade do grupo de informática – 550). Esta chaminé será decorada com leds, que depois de programados, terão como função salientar o espaço e identificá-lo, dentro do recinto escolar. 
Formação em Contexto de Trabalho (FCT)

A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Alguns empresas parceiras da FCT

  • Inforvez – Comércio e Desenvolvimento de Sistemas de Informática, Lda. – Arcos de Valdevez;
  • Serviço de informática – Município de Arcos de Valdevez;
  • Cleversoft, Lda;
  • Dex.pt- Ponte de Lima;
  • Arrobabit – Ponte de Lima;
  • Energivez Lda – Arcos de Valdevez;
  • Tiagu’s – Comunicação Visual – Arcos de Valdevez;
  • Linhavariável Unipessoal Lda – Arcos de Valdevez;
  • Satvez, Lda – Arcos de Valdevez;
  • Serviço de informática – ESTG – Instituto Politécnico de Viana do Castelo;
  • Sarreliber, SA – Arcos de Valdevez;
  • MPV – Mecânica de Precisão do Vez, Unipessoal, Lda.