Inscrições – Exames – 2021

Inscrições – Exames – 2021
PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO
EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO

As inscrições para os exames nacionais e provas de equivalência à frequência decorrem no período de 24 de março a 15 de abrilonline na plataforma nacional PIEPE: https://jnepiepe.dge.mec.pt.

As inscrições devem ser feitas pelo Encarregado de Educação, no caso dos alunos menores ou pelo próprio aluno, no caso de alunos maiores.

Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.

Devem seguir as instruções indicadas na plataforma e/ou consultando o manual de Instruções da plataforma PIEPE disponível aqui.

Antes de proceder ao registo na PIEPE, todo o aluno que não seja portador de cartão de cidadão tem de solicitar junto da escola de inscrição a atribuição de um número interno.

Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.

Podem ainda realizar os exames finais nacionais os alunos autopropostos para aprovação de disciplinas.

Em caso de dúvida, podem enviar email para exames-nacionais-20-21@aev.edu.pt ou consultar os seguintes documentos:

pdf-file-48 Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário (Despacho Normativo nº 10-A/2021, de 22 de março);

pdf-file-48 Norma 1/JNE/2021;

pdf-file-48 Manual de instruções da plataforma PIEPE;

pdf-file-48FAQ’S: PIEPE-INSCRIÇÕES 2021

pdf-file-48 Calendário de Exames (Despacho Normativo nº1689/2021, de 12 de fevereiro).

pdf-file-48 Utilização de Calculadoras no Ensino Secundário: Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2020-2021.

pdf-file-48Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 2020/2021.

Alertam-se todos os alunos para a importância de consultar, regularmente,

toda a informação disponível na área Exames Nacionais/ Provas