Os alunos do 1.º e 2.º anos da EB Prof. António Melo Machado tiveram o seu primeiro contacto com a Robótica. A Coordenadora do Clube de Programação e Robótica do AEV dinamizou uma Oficina de Robótica, promovendo as primeiras experiências e vivências com os Robôs Lego (Wedo e Spike Essencial), MindDesign e Matatalab. A Oficina apresentada às turmas incluiu um conjunto de atividades de exploração fomentando o pensamento computacional e encorajando os alunos a resolver desafios e a desenvolver as suas capacidades de pensamento lógico.

Os participantes experimentaram e programaram vários robôs. A programação foi realizada por métodos diferentes e de acordo com o robô utilizado. No caso do Robô Matatalab identificaram as informações dos blocos de codificação e, em seguida, transmitiram para o robô via Bluetooth; nos Robôs Lego, os alunos utilizaram o tablet para a programação em blocos e, também, transmitiram por Bluetooth; no Robô MindDesign a programação foi implementada através das teclas que o robô apresenta.

Os alunos reagiram às atividades propostas com muito entusiasmo, determinação e vontade de repetir.

Foi uma atividade motivadora, onde os alunos participaram por gosto, sem outro objetivo que o próprio prazer de a realizar.

Anabela Lobato, Coordenadora do Clube de Programação e Robótica