Educação Alimentar e Nutricional – Escola Básica Padre Himalaya promotora da saúde!

Os professores do 8º ano das disciplinas de Educação Física, Educação Moral Religiosa e Católica e Cidadania e Desenvolvimento, numa ação conjunta com os Diretores de Turma desse nível de ensino, têm vindo a desenvolver um trabalho junto dos seus alunos no âmbito da promoção da saúde através de uma correta educação alimentar. Para tal, foram desenvolvidas ações de informação, pesquisa e aplicação de conhecimentos que culminaram com a apresentação de uma palestra intitulada “Educação Alimentar e Nutricional: Como e Porquê?”, na Sala de Grandes Grupos da Escola de Távora, no dia 29 de maio, pelas 17h30m, com a presença da Diretora do Agrupamento, Professora Anabela Araújo, a Coordenadora de Estabelecimento, professora Alexandrina Martins, bem como outros docentes dos vários departamentos. Esta ação de sensibilização resultou de uma colaboração entre a Equipa de Saúde Escolar do Agrupamento e do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez e destinou-se aos alunos e aos pais/encarregados de educação. A mesma, foi protagonizada pela Enfermeira Auzenda Moreira e pela nutricionista Catarina Alves que, de uma forma simples, mas eficaz, tentaram elucidar todos os presentes para os cuidados a ter numa alimentação correta, ou seja, completa, equilibrada e variada. Esta colaboração foi enriquecida, ainda, pelo contributo do atleta arcuense Pedro Tiba, jogador profissional do Gil Vicente F.C., que procurou responder a todas as questões que os nossos alunos lhe colocaram num formato de entrevista inovador, já que as questões lhe foram colocadas através de um vídeo realizado pelos discentes, sob a coordenação do professor de Ed. Física Adriano Martins, com a colaboração do Clube de Jornalismo da Escola de Távora. No final da palestra, e para que todos constatassem que não se tratava apenas de palavras foi servido um saudável e delicioso lanche/jantar, confecionado pela equipa do refeitório e coordenado pela D. Carina Matos, que encerrou o estudo da temática e promoveu o convívio entre todos os presentes.

O Professor José Adriano Martins