Dia Internacional da mulher

O Dia da Mulher, celebrado a 8 de março, obriga-nos a refletir e a ter consciência de que os direitos que temos hoje foram conquistados por outras antes de nós – Mulheres (sim, com M) que não baixaram os braços, que lutaram, que abriram caminho a novas possibilidades e vidas mais justas.

O Dia Internacional da Mulher só foi proclamado oficialmente pelas Nações Unidas em 1975, e somente em 1979 foi aprovada a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres. Estas conquistas, relativamente recentes, são a prova de que não nos podemos conformar com as injustiças e que devemos, além de comemorar este dia, debater e provocar reflexões e mudanças numa sociedade que ainda tem muito por onde evoluir.

Tendo em conta que o tema “Igualdade de género” é trabalhado em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas G e H do 9º ano, de Sabadim, realizaram um trabalho de pesquisa/ investigação sobre mulheres portuguesas que farão, para sempre, parte da nossa história. Portugal tem sido agraciado com mulheres importantes em todos os quadrantes sociais e profissionais: artistas, músicas, poetisas, cientistas… Todas elas muito corajosas.

A exposição dos trabalhos na escola pretendeu assumir uma singela homenagem a todas as mulheres portuguesas que, de alguma forma, marcaram a nossa história.

Para concluir a atividade, os alunos visualizaram o filme “O sorriso da Mona Lisa”, estrelado por Julia Roberts, que traz mulheres inspiradoras e conta a história de uma professora de arte que enfrenta o machismo, no início dos anos 1950, para ensinar às suas alunas a ter a mente aberta em relação ao mundo.

Dulce Barreto e Rosa Monteiro