Dia Internacional da Mulher

No Jardim de Infância de Paçô trabalhamos este dia com intuito incentivar a construção de cidadãos informados, críticos e assertivos no que às atitudes diz respeito.  

Este dia relembra a necessidade de um esforço coletivo, de homens e mulheres, para incentivar a mudança de paradigmas sociais, éticos e comportamentais promovendo uma participação alargada das mulheres em atividades de investigação, inovação e liderança estratégica e institucional. Embora se reconheça que a participação deve ser reservada aos melhores e selecionada pelo mérito, independentemente do sexo, género, etnia, religião ou outra qualquer característica, é necessário forçar e acelerar a mudança na sociedade.

E porque a mudança na sociedade não pode ser imposta, mas antes reconhecida, a educação assume um poder preponderante, com cidadãos mais informados e esclarecidos.

A mudança efetiva tem-se mostrado difícil e lenta para a maior parte das mulheres e raparigas do mundo. Muitos têm sido os obstáculos que permanecem inalterados na lei e na cultura de muitos países

Por isso a data é tão importante, pois ela faz com que o mundo pare por um dia para ouvir o que as mulheres têm a dizer e, a cada pequena intervenção, as mudanças necessárias vão sendo implementadas na sociedade.

Todos somos iguais em dignidade, o respeito surge do reconhecimento de que a diversidade não pode, sob hipótese alguma, servir de base para a discriminação, opressão, concessão de mais direitos a determinados grupos.

A luta das mulheres é, fundamentalmente, a luta para que a diferença não se traduza em desigualdade.

Natércia Ventura, Educadora do JI

Outras Notícias