“Quem promove a paz, promove o amor e a amizade.”

No dia 30 janeiro, assinalou-se, na Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, Sabadim, o Dia da Não Violência Escolar e da Paz, com o principal objetivo de promover a educação para a paz e a criação de valores como: respeito, igualdade, tolerância, solidariedade, cooperação e não violência.

A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

O tema da Paz e da não violência é tão importante, que pode ser trabalhado nas aulas de forma globalizada, nas várias disciplinas e nos vários ciclos de ensino. Assim, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas G e H do 9º ano prepararam uma atividade diferente para dinamizar nas turmas do Pré-escolar. Foi feita uma leitura expressiva, dramatizada e interativa do conto “O coelhinho branco que queria viver em paz” com o intuito de desencadear mudanças nas atitudes dos mais pequenos, consciencializá-los sobre o que sentem, face a comportamentos violentos e não violentos e informá-los sobre as atitudes e comportamentos pacíficos que podem adotar.

No final, e para marcar este dia, os mais velhos presentearam a assistência com uma medalha, criada por eles no Atelier Manto Verde, tornando-os Embaixadores da Paz. Os mais novos demonstraram curiosidade, empenho e entusiasmo no decorrer da atividade, terminando a sessão com muitos abraços e os mais crescidos com vontade de repetir a experiência uma vez que esta permitiu reforçar laços entre os dois ciclos de ensino.

Dulce Barreto e Rosa Monteiro