Exercer atividades manuais, para além de trazer benefícios no desenvolvimento dos alunos, proporciona momentos de relaxamento, concentração e inspiração. Foi com este propósito que as docentes Dulce Barreto e Rosa Monteiro criaram um novo espaço na escola de Sabadim, integrado no Projeto Manto Verde: o Atelier Manto Verde. Na sala (2.26), coabitaram papéis, colas, fitas coloridas, tintas, fios, cartão, tecidos, e muita criatividade dos alunos, do pré-escolar ao 9º ano, para a concretização das atividades desta quadra natalícia. Com este espaço lúdico pretende-se, também, continuar a desenvolver nos discentes atitudes e comportamentos, alicerçados em modos de estar em sociedade, nomeadamente, os valores de respeito, responsabilidade, amizade, honestidade, solidariedade, autodisciplina, confiança e compreensão.

O Atelier tem-se revelado, na sequência de um trabalho articulado entre docentes dos vários níveis de ensino, uma mais-valia na promoção de aprendizagens significativas em algumas áreas.

Dulce Barreto e Rosa Monteiro