Dia do Não Fumador

No passado dia 17 de Novembro comemorou-se o Dia do Não Fumador.

No decorrer da semana de 14 a 18 de novembro as turmas do 6º ano do Agrupamento de Escolas de Valdevez assinalaram, nas aulas de Ciências Naturais, o “Dia do não fumador”. Os alunos visionaram e exploraram vídeos alusivos às substâncias contidas no fumo do tabaco e os malefícios para a saúde do fumador (ativo e passivo).  Após a reflexão sobre o tema, decidiram elaborar cartazes e montar uma pequena exposição para alertar a comunidade escolar para esta causa. Nos trabalhos realizados os alunos mostraram-se sensibilizados para a temática e procuraram expressar a sua homenagem aos não fumadores e alertar outros jovens e menos jovens para a importante, mas difícil decisão de não fumar.  Nestas atividades os alunos mostraram-se atentos, cooperantes e respeitadores das opiniões dos outros.

O Dia do Não Fumador foi assinalado, ao nível da sala de aula, através da projeção de dois vídeos alusivos aos malefícios do tabaco, seguidos de debate na turma. Nesse debate, foram abordados aspetos como o elevado número de substâncias prejudiciais à saúde que constam da composição do fumo do tabaco, a adição provocada por algumas dessas substâncias, os motivos pelos quais alguns adolescentes se iniciam no tabagismo, a evolução das leis antitabagismo ao longo dos anos, a problemática fumador ativo vs fumador passivo, as implicações na saúde, a diminuição da esperança média de vida dos fumadores, relativamente ao resto da população, etc. Os alunos mostraram-se bastante sensibilizados e recetivos sobre a necessidade de evitar o tabagismo.

Professores de Ciências Naturais do 2º e 3º ciclos