Desfolhada – Património cultural imaterial – Ciclo do pão

No dia 7 de outubro, pelas 10.30h, no âmbito do projeto Manto Verde, realizou-se uma desfolhada tradicional no espaço destinado ao recreio da Escola de Sabadim! Com o objetivo de dar a conhecer os usos e costumes relacionados com as desfolhadas do milho, uma das etapas do ciclo do pão, os professores, auxiliares da ação educativa e alunos, vestidos a rigor, juntaram-se para recriar esta tarefa agrícola.

As maçarocas eram despidas a uma velocidade vertiginosa e o entusiasmo era geral… os nossos “trabalhadores” estavam ávidos por mostrar todo o seu valor.

Para terminar esta comemoração, os alunos deliciaram-se com uma agradável merenda constituída por broa, chouriça, tremoços, azeitonas, sardinhas fritas e pataniscas de bacalhau. Já com o milho desfolhado e com as espigas nos cestos, ao som da concertina entoaram-se as modas do campo e dançou-se o vira! Com esta atividade ficámos a saber muitas coisas sobre estas tarefas tradicionais, de como cuidar do milho até chegar à nossa mesa em forma de delicioso pão e guardamos com muito carinho as memórias dos nossos antepassados que queremos que continuem a perdurar no tempo!

Foi uma manhã inesquecível e super divertida.

Dulce Barreto e Augusta Gabriel