A interculturalidade bate à porta

No dia dezanove de maio, no âmbito da área curricular Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 12.º A deram cumprimento à última etapa do seu projeto «A interculturalidade bate à porta». Pretendendo a promoção do respeito pela diversidade e de valores como a tolerância, a solidariedade e a igualdade, através de um conhecimento mais aprofundado de aspetos de determinadas culturas, a turma recebeu os alunos do 7.º C, na sua sala de aula, com o intuito de os alertar para preconceitos como a xenofobia e o racismo. Por conseguinte, foi com empenho, disponibilidade e alguma ansiedade à mistura que recebeu os colegas para a partilha de conhecimentos sobre a origem, a religião e as tradições das culturas cigana, muçulmana, ucraniana, chinesa e indígena. Numa palestra que cativou a atenção dos participantes, foram cinco os oradores da turma que, com dedicação e responsabilidade, através da ferramenta genially, transportaram os pequenos ouvintes para «outros mundos». A sessão culminou com um questionário aos alunos do 7.º C, através da plataforma kahoot, para testagem dos conhecimentos adquiridos. O entusiasmo foi geral e todos aprovaram no teste.

Os alunos do 12.º A.