Visita de estudo ao Museu do Traje em Viana do Castelo e à fábrica de chocolate “A Vianense” em Durrães- Barcelos

No passado dia 29 de março, os alunos do 6º ano e 8ºG e H do Agrupamento de Escolas de Valdevez realizaram uma visita de estudo a Viana do Castelo e Durrães-Barcelos, no âmbito das unidades curriculares das disciplinas, História e Geografia de Portugal (6ºAno), Geografia e Francês (8ºAno).

O Museu do Traje, a Fábrica de chocolate “A Vianense” e as ruas e parque da cidade, com os múltiplos edifícios e espaços foram as salas de aula deste grupo de alunos que observaram, ouviram, perguntaram, fotografaram, andaram, conversaram, riram e sobretudo sentiram.

No Museu do Traje, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a identidade cultural e etnográfica desde o traje Vianense aos Trajes de Cerimónia (Mordomas, Noivas e Morgadas), Trajes de Domingar, Trajes de Trabalho, até aos trajes do Bairro da Ribeira. Visitaram, também, a sala do ouro onde puderam encontrar informações sobre os instrumentos utilizados na produção de ourivesaria, bem como as peças mais representativas da coleção, tais como os Colares de Contas, o Coração de Viana, o Cordão e a Cruz Resplendor.

Na Fábrica do chocolate A Vianense, a mais antiga fábrica de chocolate em Portugal, os discentes puderam ver as linhas de produção em funcionamento, ouvir a história da marca e assistir a todo o percurso que os produtos fazem até se obter o chocolate. No final, degustaram vários tipos de chocolate.

Porque a escola é isto! Aprender de diferentes formas!

Foi sem dúvida um dia doce e cheio de muitas emoções!

As professoras, Dulce Barreto e Eugénia Fernandes