Manto Verde

Manto Verde

Público-alvo: todos os alunos da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão – Sabadim.

Coordenação: Dulce Paula Barreto

Contactos: dulcebarreto_420@aev.edu.pt

 “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.

(John Dewey)

A Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, situada a norte do concelho de Arcos de Valdevez, usufrui de uma localização privilegiada, diríamos mesmo ímpar, no que diz respeito ao meio físico natural, cultural, patrimonial e social.

Não podemos esquecer o património imaterial, que compreende as tradições, os usos e costumes e todo o “saber fazer” de técnicas associadas a diversas áreas, que foram passando de geração em geração, mas hoje correm o risco de se perder.

As nossas aldeias são ainda sinónimo de património natural, uma vez que é abundante a diversidade de espécies (fauna e flora) existentes por todas elas, assim como de rios, ribeiros e fontes de água que, desde os tempos mais longínquos, contribuíram para a valorização destas localidades.

Estamos inseridos no único Parque Nacional do país e no único Parque Nacional da Europa com população residente. Somos um concelho que é Reserva Mundial da Biosfera e membro da Rede Natura.

A Educação Ambiental surge com a emergência de uma preocupação com o meio que nos rodeia e consequente consciência ecológica, face aos problemas ambientais que a sociedade atual enfrenta. Através da promoção da Educação Ambiental na sociedade pretende-se munir o cidadão de instrumentos para agir e formar o mesmo, para que adote uma postura crítica e participativa sobre as questões do ambiente. A par deste conceito emergem outros como Desenvolvimento Sustentável e de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, os quais surgem como resposta a uma consciência cada vez maior da necessidade de conciliar o progresso económico e social com a preocupação de preservação do meio ambiente e gestão dos recursos naturais. Desta forma, é atribuída à escola um papel crucial na formação dos alunos, a nível da conservação do ambiente, tentando incutir valores e atitudes para uma cidadania consciente e responsável. Este Projeto Multidisciplinar surge de uma necessidade que a escola há algum tempo detetou e que visa a promoção de atividades ao ar livre, de caráter lúdico e cultural, formando cidadãos com preocupações ecológicas, ambientais e sociais.

O Rio Vez é um dos rios mais bonitos do nosso País e ao longo do seu percurso e próximo da nossa Escola passa uma Ecovia, com um ponto de observação da fauna e flora, um dos elementos do Museu da Água ao ar livre, que nos permite caminhar apreciando toda a Biodiversidade nele existente e usufruir de toda a beleza que nos rodeia.

Dada esta proximidade da escola ao Rio Vez, nomeadamente à Ecovia, pareceu-nos fazer sentido que esta se “virasse” para estas duas vertentes e se implementasse um Projeto Multidisciplinar que vem de encontro ao grande tema que a Escola de hoje tem em mãos: Flexibilidade Curricular e a Educação para a Cidadania.

Atendendo a todos os fatores que anteriormente mencionamos, parece-nos pertinente levar por diante este Projeto, certos de que percorreremos um caminho de mútua aprendizagem e que tendencialmente se poderá tornar num “modelo” de escola que gostaríamos de ter.

Para levar por diante este Projeto contamos com o contributo de toda a comunidade educativa, mas essencialmente será o trabalho colaborativo dos docentes a alavanca para a sua implementação.

Este ano letivo os temas a trabalhar são “A Água” e “Artes e Ofícios Tradicionais”.

As atividades previstas constam do Plano de Ação aprovado no CP e disponível para consulta.