Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)

A EMAEI é uma estrutura de apoio aos conselhos de turma empenhada na identificação das barreiras à aprendizagem dos alunos que propõe estratégias para as ultrapassar, de modo a assegurar que cada aluno tenha acesso ao currículo e às Aprendizagens Essenciais de cada disciplina e a potenciar o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) é composta por elementos permanentes e por elementos variáveis.

São elementos permanentes:
a) um dos adjuntos do diretor;
b) um docente da Educação Especial;
c) psicólogo do Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional;
d) coordenador do Departamento do Pré-Escolar;
e) coordenador do 1.º ciclo;
f) coordenador dos diretores de turma do 2.º e 3.º ciclos.

São elementos variáveis:
a) o docente titular de grupo/turma ou o diretor de turma do aluno;
b) os pais ou encarregados de educação do aluno;
c) técnicos do Centro de Recurso para a Inclusão (CRI);
d) outros técnicos que intervêm com o aluno;
e) outros docentes do aluno.

Em articulação com os docentes de Educação Especial, a EMAEI disponibiliza conteúdos da DGE que podem apoiar o desenvolvimento de uma escola inclusiva. Pretende-se que a escola, os seus profissionais e até os próprios encarregados de educação possam vir a contribuir com propostas para complementar o seu conteúdo.

WEBINARs |Página da Direção-Geral da Educação (DGE)

  • Reflexão sobre as aprendizagens essenciais:

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/aprendizagens-essenciais

  • Reflexão sobre diferenciação curricular e a diferenciação pedagógica:

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/diferenciar-para-aprender-na-sala-de-aula-questoes-e-respostas

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/diferenciacao-pedagogica

  • Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória:

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/perfil-dos-alunos-saida-da-escolaridade-obrigatoria

  • Autonomia e flexibilidade curricular:

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/autonomia-e-flexibilidade-curricular-porque

  • Escola Inclusiva:

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/escola-inclusiva

  • Aprendizagem e colaboração entre docentes:

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/aprendizagem-e-colaboracao-entre-docentes

  • Trabalho de projeto e Trabalho por projeto:

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/trabalho-de-e-por-projeto

  • Práticas promotoras de cooperação entre alunos:

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/praticas-promotoras-de-cooperacao-entre-alunos

  • Porque avaliamos?

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/afinal-porque-avaliamos

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/avaliacao-focada-nas-aprendizagens-dos-alunos

  • Apoio tutorial específico:

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/apoio-tutorial-especifico

  • Gestão da indisciplina:

https://webinars.dge.mec.pt/webinar/gestao-da-indisciplina-nas-escolas-e-nas-salas-de-aulas