Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

Outubro é um mês especial, pois celebramos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)! Durante este período, unimo-nos a bibliotecas escolares de todo o mundo para reconhecer e valorizar o seu papel essencial nas nossas escolas.

Mais do que um simples espaço de consulta, a biblioteca é o verdadeiro coração da comunidade escolar. Proporciona acesso ao conhecimento, promove a leitura e facilita o trabalho colaborativo, tornando-se um ponto de encontro para alunos e professores. As bibliotecas escolares são fundamentais no desenvolvimento de competências literárias, no fomento da cultura e na promoção da cidadania.

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar será comemorado no dia 28 de outubro, e o tema deste ano é inspirador: 𝗕𝗶𝗯𝗹𝗶𝗼𝘁𝗲𝗰𝗮𝘀 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝗿𝗲𝘀: 𝗮 𝗹𝗶𝗴𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀! Este é um convite para explorarmos, aprendermos e conectarmos com as comunidades que nos rodeiam.

Esta celebração, criada pela International Association of School Librarianship (IASL), tem como objetivo destacar o papel fundamental das bibliotecas escolares no ecossistema educativo. É uma oportunidade para as bibliotecas divulgarem os seus trabalhos, ações e projetos nas mais diversas áreas. Desde o incentivo à leitura e à literacia até ao desenvolvimento de uma cultura sustentável em prol da Agenda 2030 das Nações Unidas, as bibliotecas escolares estão na vanguarda da educação.

Programa:
– Histórias contadas (Pré-escolar e 1.º ciclo)
– 10 minutos a ler (2.º e 3.º ciclos)
– Formação de utilizadores (1.º e 5.º anos)
– O Avental de História – escrita criativa (2.º ciclo)
– Convívio intercultural (Secundário)
– Vou Levar-te comigo (todos os níveis de ensino)

Vamos aproveitar este mês para celebrar a nossa biblioteca, explorar novos mundos através dos livros e fortalecer os laços que nos unem à comunidade escolar!

#aevaldevez#escolasdevaldevez#AEV#arcosdevaldevez#RBE#MIBE