O/A Técnico/a da qualidade é o responsável por organizar e pôr em prática os diferentes procedimentos que garantem a qualidade das matérias-primas, dos meios de produção, dos produtos semiacabados e acabados da empresa e participar na melhoria dos métodos de produção, da organização da produção e dos equipamentos e máquinas, tendo em vista a qualidade.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Os domínios dos profissionais da qualidade apresentam uma perspetiva transversal, atravessando vários sectores de atividade e exigindo competências específicas e transferíveis para vários contextos organizacionais.
Legislação
Área de Educação e Formação
347 – Enquadramento na Organização/Empresa
Prova de Aptidão Profissional (PAP)
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Alguns projetos desenvolvidos
Departamento da Qualidade – Atividades do Departamento da Qualidade da organização Sarreliber, S.A.
Ferramentas da qualidade – Ferramentas da qualidade utilizadas no controlo da qualidade
Não conformidades – Não conformidades provenientes de defeitos da produção da organização Sarreliber, S.A.
Equipamentos de medição e monitorização – Compilação de toda a informação relativa aos equipamentos de medição e monitorização utilizados na POLIGAL S.A.
Ferramenta da qualidade – 5S – Aplicação da ferramenta da qualidade 5S numa organização
Manual de Segurança alimentar – Estudo do Sistema HACCP e elaboração do Manual de Segurança Alimentar da Cantina do AEV
Procedimento Administrativo – Criação de um procedimento para o serviço de receção da SCMAV
Chouriço de Cogumelos – Conceção e desenvolvimento de um produto alimentar inovador
Ideia de Negócio – Planeamento e criação de uma empresa
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Alguns empresas parceiras da FCT