Dia da Europa – De Comboio à Descoberta da Europa

O dia da Europa  é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa (ou na União Europeia) no dia 9 de Maio.  Festejado pela primeira vez em 1986, também o Clube Europeu “As Voltas da Cultura” se associou à efeméride.


Uma vez que a UE definiu 2021 como o ‘Ano Europeu do Transporte Ferroviário’ para promover o uso dos comboios como modo de transporte seguro e sustentável, no passado dia 10 de maio, os alunos e docentes do clube dinamizaram a atividade “De Comboio à Descoberta da Europa”. Trata-se de dar a conhecer a viagem de comboio mais longa do mundo que se inicia em Portugal, atravessa a Europa e termina na Ásia em Saigão, Vietname, num total de 17 mil quilómetros, 13 dias de viagem, dez escalas em sete países, atravessando 12 e com um custo a rondar 1700 euros por pessoa.

Com a presença da Diretora, do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento e da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, as celebrações iniciaram-se com o hastear das bandeiras de Portugal e da União Europeia, ao som dos hinos nacional e da alegria. No decorrer da atividade, simularam-se as sete estações e divulgaram-se informações gerais dos países e das cidades, dando a conhecer e a saborear produtos típicos. Finalmente, durante a atividade, foram divulgados os resultados quantitativos das diversas campanhas promovidas pelo clube relacionadas com os resíduos, algumas de caráter solidário.

Clube europeu “As Voltas da Cultura”

Outras Notícias