FCT – Prática Simulada em E@D

Neste ano tão atípico, também, a FCT – Estágio da turma do 12.ºG de EAC se desenvolveu de forma excecional, relativamente ao previsto no inico do ano letivo. Esta, foi convertida em FCT – Prática Simulada em E@D. Os alunos, durante cinquenta e seis dias, e através das plataformas ANPRI e Dreamshaper, desenvolveram dois projetos distintos, um em cada plataforma, acompanhados pelos professores da componente técnica do curso. A FCT – Prática Simulada em E@D iniciou a vinte de abril e ficou concluída após trezentas e noventa horas, privilegiando-se o ritmo de aprendizagem de cada aluno.


Salienta-se que a plataforma ANPRI está relacionada com a Associação Nacional de Professores de Informática, que sensibilizada com a problemática das escolas relativamente à impossibilidade de colocação dos alunos em FCT – Estágio, nos moldes conhecidos, devido à suspensão das atividades letivas, imposta pelo Governo Português, avançou com várias formações online direcionadas para estes alunos. O AEV, em particular o curso de EAC, “agarrou” a oportunidade e inscreveu os seus alunos nestas formações, mediante os seus interesses e perfis. Assim, na plataforma ANPRI, ainda que da responsabilidade dos seus formadores, as atividades desenvolvidas pelos alunos foram sempre acompanhadas pelos professores monitores do agrupamento, os professores da componente técnica, possibilitando que se pronunciassem relativamente ao desempenho dos seus orientandos. Pode afirmar-se que, nesta formação, os alunos desenvolveram de forma bastante empenhada as atividades previstas. Muito contribuiu o desenvolvimento de atividades em áreas do seu interesse, uma vez que tiveram oportunidade de optar entre uma das três formações disponibilizadas pela ANPRI, a saber Tinkercad – simulação de circuitos; Modelação 3D e Realidade Virtual.

Para assegurar a totalidade das horas afetas à FCT – Estágio, e uma vez que a formação ANPRI rondou as cento e setenta e cinco horas, todos os alunos da turma desenvolveram um outro projeto, agora na plataforma Dreamshaper – aev.dreamshaper.com, designado de “Empreendedorismo”. Todas as semanas existiram sessões síncronas, entre orientadores e alunos, com o objetivo de apresentar as etapas a realizar durante a semana. Esta plataforma foi adquirida pelo AEV neste contexto de pandemia Covid-19, constituindo-se também de uma novidade para os alunos. Este facto revelou-se motivador para os alunos, que apresentaram, na sua maioria, um bom desempenho.

A coordenadora do Curso EFP TEAC


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