“Sexualmente falando”

No âmbito da Saúde Escolar, a pedido da profª Rosa Silva, a enfª Auzenda Moreira realizou uma ação de sensibilização aos alunos da turma do 8ºC intitulada “Sexualmente falando”, com o objetivo de promover a literacia na saúde sexual e reprodutiva, bem como realçar a importância de uma utilização correta do preservativo para a prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e gravidez.

Foram abordados temas como a sexualidade e o relacionamento sexual, assim como, a expressão de sentimentos, desmistificação de tabus e reflexão sobre a sexualidade. Relativamente à adolescência, foram debatidos os comportamentos de risco, nomeadamente a curiosidade, a necessidade de afirmação, a procura do prazer, necessidade de aceitação, transgressão, independência relativamente à família e a procura da identidade. Para que esta atividade fosse mais interativa e atrativa para os discentes, estas sessões foram dotadas de momentos expositivos e de jogos dinâmicos de forma a facilitar a compreensão da temática e assim atingir os objetivos.

No final, o feedback foi muito positivo, pois os alunos mostraram interesse sobre o tema e necessidade de esclarecimento de dúvidas.

Mais uma vez, constatamos que é fundamental a educação sexual em contexto escolar, pois permite capacitar os adolescentes de conhecimentos e habilidades para prevenção de comportamentos sexuais de risco.

Dulce Barreto e Rosa Silva