Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens Secundário

“Saúde Mental nos Jovens – Que Desafios? Que Respostas?

Realizou-se na passada terça-feira, dia 14 do corrente mês de março, no Auditório da Entidade Regional do Turismo Porto e Norte de Portugal, Castelo de Santiago da Barra em Viana do Castelo, com a presença do deputado da Assembleia da República pelo PSD, Dr. João Montenegro, a Sessão Distrital do Programa do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, momento em que os deputados representantes das várias escolas do distrito debateram argumentos em defesa dos seus projetos de recomendação, subordinado ao tema “Saúde Mental nos Jovens – Que Desafios? Que Respostas?”. Constituem objetivos deste Programa: educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito  pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. Os coordenadores convidaram os alunos para participarem neste programa com a formação de listas candidatas. Foram realizados diversos debates e reuniões, a última das quais no dia 13 do mês de março (segunda-feira). O desempenho dos deputados Inês Braga, Cristiano Gaspar e Iara Barbosa, do 10º ano de escolaridade foi excelente. Uma das medidas do projeto de recomendação apresentado pelos nossos deputados foi selecionada, pelos seus pares, para constar do projeto de recomendação que representará o distrito na sessão nacional que terá lugar nos dias 29 e 30 de maio em Lisboa. Os jovens deputados defenderam as medidas constantes do projeto de forma fundamentada, com conhecimento científico e rigor nas respostas apresentadas, ou seja, com profundo domínio do tema que lhes foi proposto. A nossa escola foi uma das três escolas eleitas para representarem o Círculo de Viana do Castelo na Sessão Nacional em Lisboa, tendo recebido grandes elogios à prestação dos nossos jovens deputados.

Parabéns!

A equipa do Parlamento dos Jovens