Dia internacional da lembrança do holocausto

Dia 27 de janeiro de 2023.

O Vicente entra na sala e diz: “Hoje é o dia do holocausto”.

A Carolina ouve e pergunta de imediato: “o que é o holocausto, professor”.

Perante esta afirmação e esta pergunta, o professor pensou rápido para si mesmo e…lá explicou, de uma forma simples, cuidada, usando um discurso leve de forma a conformar, convencido que tudo ficaria por ali. Mas não… “E podemos ver imagens?”, perguntou alguém. E, como tinham o computador, lá foram ver algumas imagens (controladas): “Hitler”, “campos de concentração”, “câmaras de gás”, “guerra”, “genocídio”. Seguiu-se um registo no caderno! Ponto final no assunto, pensou o professor. Estava errado… mais perguntas! Uma conversa paralela levou-o ao professor Artur Afonso.

Foi este o mote para desafiar o professor de História, Artur Afonso, a deslocar-se à sala do 2.º A e falar sobre o assunto. Outro conhecimento, outra forma de apresentar e falar sobre o assunto. Alguma apreensão, tema sensível, alunos muito novinhos para ouvirem falar de um tema nada fácil de apresentar e explorar. Durante oitenta minutos o professor Artur Afonso foi capaz de enquadrar e explorar o acontecimento de uma forma verdadeiramente sublime. Um PowerPoint atrativo e interativo, um vídeo leve e apelativo, um discurso cuidadoso e assertivo. Foi tudo… Alunos concentradíssimos, sempre interessados e atentos, sedentos de informação e conhecimento, ouviram, viram, perguntaram… aprenderam. O tema era difícil, muito sensível. Era… Obrigado, Professor Artur Afonso!

Manuel Vital