Jovens do 9º B + 3 realizaram intercâmbio no âmbito do Erasmus+

A turma do 9ºB e três alunas da Casa de Acolhimento Cerqueira Gomes deslocaram-se à região de Cenon-Bordéus, numa viagem que começou no dia 19 e acabou no 25 de outubro. As atividades realizaram-se de 20 a 24 e foram dinamizadas pela câmara de Cenon, que concebeu este projeto de inclusão em colaboração com as homólogas de Paredes de Coura e Arcos de Valdevez. De Paredes de Coura, a escolha dos alunos a levar foi feita através de dois clubes de futebol, um masculino e outro feminino (o SC Courense e ACD Castanheira respetivamente), enquanto que o município arcuense entregou ao Agrupamento de Escolas de Valdevez a tarefa. Ao todo a viagem englobou 40 alunos e seis educadores. Os acompanhantes dos alunos do Agrupamento foram Rosa Silva e Fernanda Costa, professoras do 9ºB, e Filipe Machado, coordenador Erasmus+ do AEV.

O primeiro dia

O 20 de outubro não poderia ser um dia exigente. Depois de 12 horas de viagem em autocarro, a intensidade não iria ser grande. Todavia, houve muito que fazer. Depois de um pequeno almoço servido no hall da sala Simone Signoret (um auditório com cerca de 200 lugares), o grupo fez uma visita guiada à cidade de Cenon e ficou a conhecer as suas particularidades e projetos para os anos futuros.

De tarde, deu-se a primeira jornada de trabalhos. Um grupo foi designado para os jogos desportivos e outro para uma sala de informática, onde se realizaram trabalhos de edição fotográfica. O grupo de educadores desenvolveu a sua primeira sessão de troca de experiências.

À noite houve mais desporto, mas na forma sentada. No Rocher de Palmer, um complexo de três salas de espetáculo polivalentes, realizou-se um campeonato de e-jogos, em FIFA 2022, com os participantes a apresentarem-se em equipas mistas (1 português + 1 francês).

Dia 2

Já recuperados e com uma boa noite de sono, os jovens fizeram de manhã uma visita guiada à cidade de Bordéus. História e geografia do território estiveram na base da explicação da paisagem urbana daquela bela cidade da Aquitânia, conhecida internacionalmente pelos seus vinhos, que teve o seu apogeu no século XVIII e hoje vive um bom momento económico.

Na hora de almoço, na Associação Alegria, foi feita, em nome da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, uma entrega de livros em Portuguesa Câmara Municipal de Cenon, representada pelo seu presidente Jean-François Egron. Este é um ato que será continuado com a posterior oferta de livros em Português pelo município arcuense, de modo a ser criado, na Mediateca de Cenon, um espaço lusófono.

De tarde, nova jornada de trabalhos. Os grupos que estiveram no desporto e na sala de informática inverteram posições e os acompanhantes concluíram as suas trocas de experiências.

No final da tarde, um encontro ilustre. Os viajantes foram recebidos pelo sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo, e o Sr. Cônsul Geral de Portugal em Bordéus, Mário Gomes, que posaram para foto na companhia de Fernanda Alves, vereadora da Câmara de Cenon.

Desta vez a noite ficou livre, para descanso de todos.

Dia 3

Foi o dia mais turístico de todos. O grupo tirou o dia para visitar a duna de Pyla. Para quem não conhece, a duna de Pyla é a maior duna da Europa. Tem uma altura máxima variável entre os 80 e os 107 metros (depende dos ventos), por 2,7 quilómetros de costa, recuando cerca de 500 metros. São 87 hectares de superfície e 60 milhões de metros cúbicos e areia… Neste momento, existe um grande desafio para a sua conservação em virtude dos incêndios que este ano ocorreram no sudoeste francês: a mancha de floresta que segura a duna contra a costa está ardida e urge replantá-la.

À noite, foi a vez de todos assistirem a um espetáculo: um misto de desenho e música com a constante participação do público que resultou em 90 minutos muito divertidos.

Dia 4

Foi o dia mais intenso de todos. Começou por um torneio de futebol misto (rapazes com raparigas, portugueses com franceses), que ocupou toda a manhã.

Ao almoço, a Associação Alegria ofereceu um almoço aos participantes, que já estavam com saudades de uma comida mais caseira.

De tarde realizou-se uma atividade de Geocaching. Dividiram grupos mistos, que andaram a seguir pistas e encontrar a geocache.

Final da tarde, iniciou-se a viagem de regresso a casa, que durou as 12 horas previstas.

Em jeito de conclusão, pode dizer-se que os dias foram bem aproveitados. Os alunos tiveram contacto com uma realidade muito diferente da nossa, recorreram frequentemente a soluções de mobilidade urbana numa grande cidade (o elétrico, ou tramway em francês) e viram jovens com contextos muito diferentes: jovens descendentes de x-colónias francesas, a viver em regiões de grande densidade populacional e a viver riscos de exclusão social. Através das atividades desenvolvidas, perceberam como é possível todos termos desígnios comuns, quando se respeitam os princípios do desporto e da diversão salutar.

Para concluir de uma vez por todas, não se pode falar desta viagem sem agradecer ao pessoal da câmara de Cenon (Aude, Camille e Mathieu) mas sobretudo à disponibilidade de Fernanda Alves, uma natural do concelho de Arcos de Valdevez que é vereadora municipal desta pequena cidade francesa. A Fernanda fez o possível e o impossível para proporcionar a todos o melhor possível e foi fundamental nos momentos de emergência, quando havia assuntos urgentes a resolver. Uma palavra de apreço também para o sr. Rodrigues, que também esteve sempre pronto para ajudar, através da “sua” Alegria.

Filipe Machado, coordenador Erasmus + do AEV