Projeto de Solidariedade e Voluntariado: “Os Animais Também são nossos Amigos”

Ao longo do ano letivo 2021/2022, a turma E do 12º ano, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento “Os Animais Também são nossos Amigos”, desenvolveu diversas atividades solidárias e de voluntariado com o intuito de ajudar a associação ALAAR (Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua). Após tomar conhecimento das dificuldades que uma associação como esta enfrenta no seu dia a dia, os alunos da turma rapidamente mostraram uma grande vontade e disponibilidade para ajudar. O projeto dividiu-se em 3 etapas. A primeira etapa, que decorreu ao longo do 1º período, consistiu na elaboração e venda de rifas para o sorteio de um Cabaz de Natal Solidário. O valor angariado (605€) reverteu integralmente para a ALAAR. Na segunda etapa, que decorreu ao longo dos 2º e 3º períodos, os alunos organizaram uma recolha de alimentos, em todas as escolas do agrupamento, Escola Básica Padre Himalaya – Távora, Escola Dr. Manuel da Costa Brandão – Sabadim, Escola Básica de Arcos de Valdevez – Professor António de Melo Machado e Escola Básica e Secundária de Arcos de Valdevez (Escola sede), entre os dias 27 de abril e 11 de maio. De forma a dar conhecimento desta iniciativa a todos os elementos do Agrupamento, os alunos deslocaram-se aos estabelecimentos de ensino para apelar à máxima participação para esta causa solidária. Os resultados da campanha foram positivos, foi possível angariar uma boa quantidade de alimentos que certamente ajudaram a suprir algumas necessidades mais imediatas da instituição. O projeto culminou no dia 20 de maio com uma ação de Voluntariado na associação. Foram entregues todos os donativos recolhidos ao longo do ano e os alunos prestaram serviço como voluntários. Após ouvir atentamente as indicações e conselhos dos voluntários da associação, os alunos realizaram diversas tarefas como alimentar, mimar e passear os animais. Damos por finalizado o nosso projeto de Cidadania e Desenvolvimento com o sentimento de “dever” cumprido, embora com o desejo de ter feito ainda mais. Este projeto, que se desenrolou ao longo do ano letivo, constituiu uma experiência inesquecível e enriquecedora para todos nós e temos a convicção que embora o projeto não tenha tido a dimensão que almejávamos, o “pouco” serviço que prestamos foi de grande valor para a ALAAR e principalmente para os nossos amigos de quatro patas. Para concluir gostaríamos de agradecer à Direção do Agrupamento, à Dona Zulmira, à Dona Zi e à professora Isabel Calvet, em representação da ALAAR, por todo o apoio prestado.

A turma 12.ºE