22 Maio – Dia Internacional da Biodiversidade

Ao longo do ano letivo proporcionou-se, nos diferentes Jardins de infância do AEV, várias atividades que permitiram um maior conhecimento de diversos ecossistemas. As crianças partilharam vivências, fizeram o reconhecimento da fauna e flora do seu ambiente familiar (quinta, jardim), passou-se à descoberta dos segredos da vida na natureza com especial foco no meio local no intuito de desenvolver o sentido de identidade e de pertença.

O Parque Nacional Peneda Gerês, único Parque Nacional em Portugal, detém uma grande biodiversidade e valores naturais de interesse para a conservação. A proximidade à Porta do Mezio faz com que esta seja um lugar de eleição para passeios, em família, aos fins de semana. Os ecossistemas do Rio Vez são de uma riqueza incomparável, a ecovia é outro dos atrativos que proporciona momentos de prazer e relaxamento nos tempos livres.

As árvores, os arbustos e outras plantas, os cogumelos, as aves, os mamíferos, os anfíbios, os insetos e muitos outros animais vivem em habitats específicos, com hábitos e relações entre si distintos. Conhecê-los permitiu sensibilizar as crianças para o papel que desempenham na preservação destes ecossistemas e tomarem consciência da importância das suas decisões na conservação da Biodiversidade.

O fascínio pela vida selvagem levou a programar-se, nesta época em que comemora o Dia Internacional da Biodiversidade, uma visita de estudo ao Zoo de Stº Inácio, onde os animais acolhidos vivem em ambientes de acordo com a sua origem e encantam as crianças que raramente tem oportunidade de experienciar estas vivências.

É preciso conhecer para proteger.

Pelo Departamento da Educação Pré escolar, Isa Silva

Outras Notícias