A cidadania está em constante construção, é uma conquista da humanidade que tem que tomar medidas coletivas para garantir o bem-estar comum num meio ambiente equilibrado.

Atualmente as questões ambientais constituem uma vertente fundamental da educação, como processo de sensibilização, de promoção de valores e de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, numa perspetiva do desenvolvimento sustentável.

No âmbito da Estratégia para a Cidadania e Desenvolvimento do AEV e do programa Eco Escolas, em todos os Jardins de Infância, ao longo deste período, realizaram-se ações de sensibilização, fomentou-se a economia circular, fazendo recolhas de resíduos que serão reciclados, reutilizaram-se materiais…

Pretendeu-se consciencializar as crianças que as suas ações refletem-se em todos os seres vivos do Planeta, que uma simples atitude impensada pode causar danos em outros seres vivos. Assim, contribui-se para a mudança de comportamentos e de atitudes face ao ambiente, não só por parte das crianças como também por parte das suas famílias e da comunidade em que se inserem.

Pelo Departamento da Educação Pré-escolar

Isa Silva