Na escola sede do Agrupamento, também se fez um minuto de silêncio pela Ucrânia. A atividade foi desenvolvida no âmbito do projeto Escolas Ubuntu

No dia, 3 de março,  as turmas do 11°A e do 12°B, também quiserem gritar de modo silencioso, NÃO ao conflito entre Rússia e a Ucrânia. Mais alto que as palavras, mais alto que as sirenes que irrompem nos céus e cidades Ucranianas, o seu silêncio e e seu posicionamento,  no seu bloco de aulas, teve o efeito desejado. Calaram-se as vozes por um minuto, esclareceram-se os colegas da sua ação nos seguintes. A intenção foi ser impactante. Sem organização visível, sem cartazes, nem bandeiras. A bandeira destes jovens foi o silêncio. Ensurdecedor! E foi tão forte,  que calou um bloco de aulas no intervalo. O que se está a passar? Porquê? A explicação, foi dada. Após o minuto de silêncio, explicaram aos colegas e refletiram sobre a “guerra ao minuto” que vivemos. Paz para a Ucrânia, paz para o mundo!

Rosa Cerqueira