Os alunos do 11.º C, sob a coordenação da professora Isilda Pinto, estão a desenvolver o projeto eTwinning “Gender Equality”, com a duração de 5 meses (de janeiro a maio de 2022), numa rede colaborativa de 179 alunos e 13 escolas de 7 nacionalidades diferentes.
O projeto tem como objetivo principal sensibilizar os jovens para a questão das desigualdades de género enraizadas na cultura de cada país, nomeadamente nos provérbios e expressões populares, e promover a igualdade.
Depois de um questionário comum a todos os participantes, o ponto de partida foi a pesquisa/seleção de provérbios/expressões populares que transmitem uma visão tradicional redutora da sociedade. É importante estarmos conscientes de que algumas expressões usadas tradicionalmente carregam estereótipos que importa desconstruir, na medida em que perpetuam desigualdades.
Num fórum, os alunos divulgaram os provérbios/expressões populares dos seus países, discutiram o seu significado e as semelhanças/diferenças de uso nas diferentes culturas. Expressaram, ainda, a sua opinião sobre a visão social transmitida por esses dizeres, muitas vezes de forma subtil, e o seu impacto no comportamento social, na valorização de uns em detrimento da diminuição, do desprezo ou da exclusão de outros.
Simultaneamente, realizou-se um vídeo de apresentação do projeto e cada escola criou logótipos e pósters, que foram divulgados na plataforma e em diversas redes sociais.
E o projeto ainda agora começou! Espreitem o nosso trabalho, aqui: