“Cantar as Janeiras” em Sabadim

No âmbito do projeto “Manto Verde”, ligado aos usos e costumes da nossa terra, explorou-se com as crianças a tradição “Cantar as Janeiras”. Após algumas pesquisas, criou-se a letra da canção, trabalhada, sobretudo, no âmbito da consciência linguística. Ao nível da música escolheu-se uma melodia típica do alto Minho, a qual se adaptou à letra.  Seguindo a filosofia do programa Eco Escolas, no domínio das artes visuais, construíram-se instrumentos musicais e a “sacola das ofertas” com materiais de desperdício.

O envolvimento e entusiasmo das crianças foi tão empolgante que em pouco tempo estavam preparadas para efetuar a apresentação, contagiando a própria comunidade.

O primeiro momento deu-se na rádio S (Rádio de Sabadim), com a gravação do cantar, que tradicionalmente se faz como desejo de Bom Ano, ao mesmo tempo que se pede uma recompensa. Seguidamente, percorreu-se os vários espaços da escola espalhando alegria, recebendo sorrisos e aplausos.

Esta atividade foi concluída com um lanche convívio, fruto dos donativos enviados pelos pais/EE, depois de cumpridos os procedimentos do plano de contingência.

Isa Silva e Rosa Maria Neves