“O Pai Natal Verde” – no Pré-Escolar

“O Pai Natal Verde” é um projeto pedagógico de Educação Ambiental, desenvolvido em parceria com o Eco escolas. Foi transmitida online a leitura animada de uma história em que o Pai Natal explicava como as crianças podiam ajudar a proteger o nosso Planeta, alertando-as para as atitudes que caracterizam a época natalícia. Seguiu-se uma pequena atividade pedagógica, em que as crianças responderam a questões que foram colocadas e terminou com o videoclipe da música associada ao projeto.

Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar os mais novos para comportamentos ambientalmente responsáveis, promotores da preservação e sustentabilidade ambiental. Pretendeu-se mostrar que é possível manter o encanto e a magia que a época proporciona tendo cuidados ambientais acrescidos.

Em todos os Jardins de infância do AEV foram desenvolvidas atividades no âmbito da política dos 5Rs, assim as crianças desenvolveram atitudes que as levam a:

• Repensar a forma como obtemos aquilo que consumimos;
  • Reduzir o consumo energético;
  • Reutilizar materiais;
  • Colocar nos ecopontos para Reciclar todos os resíduos resultantes dos trabalhos realizados;
  • Rejeitar produtos que não são amigos do ambiente.

Departamento da Educação Pré-escolar