DAC “As paisagens da nossa terra” – projeto multidisciplinar “Manto Verde”

A caminhada ecológica realizada pelo 7ºF, da EB Dr. Manuel da Costa Brandão, Sabadim, teve como objetivos desenvolver o espírito de grupo e a autonomia dos alunos, incentivá-los a preservar o meio envolvente, visando a formação de cidadãos que interajam e participem de forma ativa na proteção e recuperação do ambiente, reconhecer o património natural da área envolvente à escola, promover momentos de socialização e de consciencialização para a proteção do ambiente, desenvolver o sentido de responsabilidade para com as gerações futuras e consolidar conhecimentos. O produto final desta atividade foi a produção de um vídeo, com as imagens captadas através de um safari fotográfico feito pelos alunos, recorrendo aos seus próprios telemóveis; registo em papel de observações feitas ao longo do percurso; recolha de amostras de rochas e minerais para identificação e sua correlação com a paisagem geológica observada e recolha de lixos na margem do rio Vez. Os alunos registaram a caminhada na App “strava” e estiveram motivados e participaram ativamente na construção da planificação e no decorrer da atividade.

Dulce Barreto, Rosa Monteiro, Laura Moura e Sónia Brás