Poluição – Atividades experimentais na Oficina da Criatividade Himalaya

No dia 15 de outubro de 21 os alunos do 11.º ano do Curso EPF Técnico da Qualidade realizaram 3 atividades experimentais nas bancadas das Oficinas da Criatividade Himalaya de forma a explorar os tipos de poluição.

A primeira atividade experimental: mistura improváveis, os alunos verificaram o que acontece a dois líquidos com o mesmo volume, o que possuir maior massa afunda, enquanto o que possuir menor massa por unidade de volume fica por cima do líquido mais denso. Já na segunda atividade: lixos flutuantes, compreendemos que diferentes objetos assumem diferentes comportamentos em líquidos – flutuação / não flutuação e que diversos fatores influenciam estes comportamentos. Na terceira atividade: chuvas ácidas, mostrou aos alunos de forma simples, por que motivo a chuva ácida danifica os monumentos e outros  edifícios calcários nas cidades. Esta atividade ajudou a sensibilizar os alunos para a problemática da poluição atmosférica e da água, nomeadamente verificar o impacto da poluição no nosso planeta e nas nossas vidas.

Foi uma manhã dedicada à ciência, que valeu apena!

Elisa Borlido (Gestão da Qualidade) e Rosário Veloso (Controlo Químico)