Entre 5 e 10 de julho, as professoras Augusta Gabriel e Ana Rita Vaz participaram no curso de formação intitulado “We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom”. O curso em causa realizou-se na cidade de Tenerife, em Espanha, foi dinamizado pela Europass Teacher Academy. A participação das docentes foi financiada pelo programa Erasmus+.
O curso teve por finalidade constituir uma base de reflexão sobre a atitude que os educadores devem adotar em turmas inclusivas, a fim de evitar a rotulagem, o isolamento ou a intimidação de alunos com necessidades especiais. Numa sala de aula diversificada, a diversidade é sinónimo de compreensão, integração e oportunidade.
Os participantes receberam uma introdução geral às principais deficiências, tais como dificuldades de aprendizagem (dislexia, dispraxia), perturbações emocionais e comportamentais (PHDA, DDA, depressão, bipolaridade), deficiência e perturbações do desenvolvimento (autismo). Foram também encorajados a partilhar as suas experiências e as dificuldades que encontraram na sua profissão.
Foi apresentada uma série de atividades práticas tendo em vista a prevenção do isolamento e dos comportamentos disruptivos desde o início do ano letivo, considerando a interação e o apoio dos pares como elementos fundamentais para desenvolver competências sociais e autoconfiança, e para lidar com o stress e o desamparo.
Os participantes experimentaram também técnicas de relaxamento eficazes e atividades baseadas no movimento, a utilizar com alunos com necessidades especiais e com o resto da turma.
Por fim, os participantes foram treinados na utilização de estratégias positivas e práticas para melhorar a comunicação efetiva com os pais e com o resto da turma.
O curso:
Disseminação: