Clube de Programação e Robótica

O Clube de Programação e Robótica do AEV (CPR) tem como objetivo desenvolver nos alunos o gosto pelas novas tecnologias da Engenharia, de uma forma participativa, estimulante e criativa, através da junção de áreas tão vastas e interessantes como a programação, a mecânica e a eletrónica.
O CPR proporciona assim, a aplicação da técnica do aprender fazendo, tendo os participantes a oportunidade de observar de imediato os resultados obtidos.
O Clube como Projeto Interdisciplinar procura envolver o aluno na conceção, realização e avaliação de projetos, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas disciplinares em torno de problemas e temas de pesquisa ou de intervenção.
São objetivos do Clube a investigação e o desenvolvimento de projetos envolvendo Robots, a aprendizagem de linguagens de programação e a todas as iniciativas que se enquadrem numa visão abrangente do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Público-alvo: 3.ºciclo; Ensino Secundário

Coordenação: Anabela Palhares Lobato

Contacto: Anabelalobato_550@aev.edu.pt

Objetivos:

• Desenvolver experiências de qualidade, que promova a formação integral dos alunos, nomeadamente nos seus domínios científico, técnico, artístico, humano, ético, social e ambiental;
  • Valorizar as potencialidades de cada um e respeitar a diversidade de ritmos e níveis de aprendizagem,
    como fatores determinantes para o sucesso de todos;
  • Promover, em simultâneo com a escolaridade básica, as medidas necessárias conducentes à diversidade de ofertas educativas e saídas profissionalizantes;
  • Fomentar o empenhamento e a participação de todos os participantes.promover o gosto pela ciência e tecnologia;
  • Viabilizar o conhecimento científico-tecnológico;
  • Estimular a criatividade;
  • Estimular a autonomia e a experimentação;
  • Entrar em contacto com novas tecnologias com aplicações práticas, ligadas a assuntos que fazem
    parte do quotidiano;
  • Explorar novas ideias;
  • Desenvolver a capacidade de elaborar hipóteses, na resolução de problemas;
  • Investigar soluções;
  • Desenvolver a criatividade dos alunos;
  • Desenvolver competências de trabalho em equipa.
  • Promover atividades que gerem a cooperação em trabalhos de grupo;
  • Estimular o crescimento individual através da troca de projetos e ideias.

Horário: terça-feira e quarta-feira das 15.45h às 17.15h

Local: Sala 54 do Bloco 4 (escola sede)

Atividades:

As atividades previstas constam do Plano de Ação aprovado no CP e disponível para consulta.

Plano de Ação

Ver mais:

• URL do blogue: cprobot.aev.edu.pt (em construção)