Clube de Matemática

Público-alvo: 3.ºciclo; Ensino Secundário 

CoordenadaçãoAtílio Braga

Contacto: atiliobraga_500@aev.edu.pt

Objetivos
Atividades
Desafios 20-21

O Projeto Clube da Matemática visa despertar nos alunos do 3.º ciclo e secundário o gosto pela Matemática, tendo por base a divulgação de curiosidades matemáticas e a proposta de enigmas, charadas e problemas ligados a situações da vida real e que contemplem conteúdos matemáticos, para os alunos analisarem e resolverem. Despertar nos alunos o gosto pela Matemática é uma tarefa exigente para os professores. É uma evidência para os professores, de todos os níveis de ensino, que muitos estudantes demonstram receios e carregam preconceitos sobre a natureza do pensamento matemático e, consequentemente, sobre a sua própria capacidade para a disciplina. A introdução de desafios e da parte mais lúdica da matemática nas atividades escolares é uma contribuição promissora para ajudar a superar tais equívocos, já que todos os estudantes, não importa a sua idade ou nível educacional, são mais facilmente cativados para aprender se puderem fazê-lo de uma forma divertida. Portanto, pretendemos promover interações agradáveis com a Matemática que podem ser a base de um relacionamento saudável e gratificante com a mesma.

O desenvolvimento de capacidades matemáticas nos alunos é também outra das finalidades do projeto. Neste sentido, pretende-se a execução de atividades que promovam a autoconfiança nos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação em situações diversas, com a possibilidade de poderem ser estabelecidas relações, quer entre diferentes temáticas no seio desta ciência, quer entre outras áreas do conhecimento. Com este propósito as atividades a desenvolver terão uma forte componente lúdica onde a matemática terá um espaço de abordagem recreativa e surgirá como um instrumento didático que promova a motivação do aluno de modo a potenciar mais aprendizagens.

O Clube da Matemática tem como objetivos: 

  • Promover a curiosidade e o gosto pela Matemática;
  • Desenvolver capacidades de atenção/concentração e de definição de estratégias/táticas através de jogos lúdico-didáticos;
  • Desenvolver nos alunos atitudes de persistência, autoconfiança e responsabilidade;
  • Ocupar os tempos livres dos alunos, conferindo-lhes pertinência social e educativa;
  • Complementar o processo de ensino/aprendizagem na área da Matemática através de uma metodologia centrada no aluno, bem como consciencializar os alunos da importância da Matemática para a sua formação científica e tecnológica, assim como para a cidadania;
  • Desenvolver a capacidade de resolver problemas, bem como o raciocínio e o pensamento científico e a capacidade de comunicar;
  • Desmistificar ideias negativas preconcebidas relativamente à Matemática e promover atitudes positivas por parte dos alunos, fazendo-os tomar consciência das aplicações em áreas por vezes inusitadas e, indiretamente, na própria tecnologia que usam diariamente;
  • Satisfazer a curiosidade e aprofundar a compreensão matemática daqueles que, embora já com uma postura positiva face à Matemática, não têm oportunidades de acesso a outros meios de satisfazer a curiosidade;
  • Realçar aspetos lúdicos e intelectualmente desafiantes da Matemática;
  • Desenvolver a capacidade de interpretar e resolver problemas e de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real, relacionando a Matemática com outras áreas do conhecimento e promovendo a interdisciplinaridade;
  • Desenvolver o raciocínio lógico/dedutivo e o cálculo mental;
  • Aumentar os níveis de sucesso da disciplina de Matemática;
  • Promover a inclusão escolar;
  • Promover uma competição saudável, com respeito pelos parceiros de jogo e pelas regras pré-estabelecidas de cada jogo, visando alcançar um objetivo.

O Clube da Matemática é ideal para tirar teimas a quem ainda não acredita que a Matemática também é divertida e tem aqui um bom pretexto para aprender isso e muito mais!

Atividades:

As atividades previstas constam do Plano de Ação aprovado no CP e disponível para consulta.

 Plano de Ação

Desafios da 5.ºedição do Jornal AEVDigital

Garrafa de limonada

Corrida de 100 metros

Descobrir a idade e o n.º de calçado de um ser humano

Desafios da 6.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior

Compras em seis lojas

Bailarinas

Desafios da 7.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior

Os gémeos mentirosos

O quadrado misterioso

Desafios da 8.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior

Cubo com cores

A avó Quitéria

Desafios da 10.ªedição do Jornal AEVDigital + Curiosidade + Resoluções

Reunião de delegados na escola X

Filhas da Felicidade

O quintal da Dona Ana

As quatro alianças

Desafios da 11-ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios anterior

Onde está a Matemática no dia a dia?