Clube de Artes

Público-alvo: 3.ºciclo

Coordenadora: Fernando Cerqueira

Contacto: fernandocerqueira_600@aev.edu.pt

Lista de objetivos do Clube Temático:

  • Desenvolver a criatividade, explorando sem constrangimento as potencialidades individuais e materiais, sem o objetivo imediato de configurar resultados
  • Desenvolver a perceção, “o saber olhar”
  • Praticar a expressão – potenciar o saber fazer
  • Aprender várias técnicas • Saber tirar partido dos processos
  • Promover a interdisciplinaridade

O clube será dinamizado pela professor responsável  Fernando Cerqueira.

Horário de funcionamento: segunda-feira e sexta-feira, 13h55-15h30 (sala 47 do Bloco 4); terça-feira 8h30-10h15 (unidade da Educação especial)

Lista de atividades:

1º Período

 Ateliê de pastel seco e a óleo. Técnica do decoupage

  • O Ateliê de pintura será iniciado com uma atividade diagnóstica, tendo como objetivo o de avaliar as competências dos alunos no domínio da linguagem plástica; materiais, suportes e instrumentos; técnicas de expressão e representação. Para além destes domínios será também analisada a criatividade. Neste período dever-se-á desenvolver atividades que objetivem para além dos definidos no programa e critérios de avaliação a decoração de alguns espaços da Escola e numa parceria com a biblioteca escolar na elaboração de um mural do tipo arte urbana e de paneis decorativos.

2º Período

Elaboração de escultura a partir da recuperação de materiais.

  • Os alunos irão desenvolver a consciência ecológica e conhecer técnicas de reciclagem de papel. No Ateliê de Arte em Papel Reciclado, os alunos aprendem a preparar o papel descartado para imprimir trabalhos e criar novos suportes. O objetivo desta oficina é sensibilizar e capacitar os alunos que é possível fazer arte, construir brinquedos e jogos a partir de material barato, desperdícios, restos ou lixo. Por exemplo: caricas e tampinhas de garrafas são excelentes peças para jogos de tabuleiro. Texturas como a areia, terra, folhas, pauzinhos, penas, etc… são um excelente material para fazer postais e quadros. Esta atividade integra-se em contextos de aprendizagem ou desenvolvimento de cidadania ativa, proteção ambiental e economia responsável.