Educação Especial

EDUCAÇÃO ESPECIAL

O grupo de docentes de educação especial, tal como os restantes professores do Agrupamento, exercem funções no paradigma da educação inclusiva.

O docente de educação especial assume um papel essencial no processo de flexibilidade curricular, contribuindo para a promoção de competências sociais e emocionais, envolvendo os alunos ativamente na construção da sua aprendizagem, promovendo o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, nomeadamente, a capacidade de resolução de problemas, o relacionamento interpessoal, os pensamentos crítico e criativo, a cidadania. 

O seu papel é igualmente relevante:

  • nos processos de gestão dos ambientes de sala de aula;
  • na adaptação dos recursos e materiais;
  • na constituição de grupos de alunos consoante as suas necessidades e potencialidades;
  • na adequação das metodologias de ensino e de aprendizagem;
  • na avaliação das aprendizagens;
  • na definição de percursos de melhoria das aprendizagens;
  • no trabalho interdisciplinar;
  • na monitorização da implementação de medidas de apoio à aprendizagem. 

A intervenção dos docentes de educação especial realiza-se de acordo com duas vertentes: uma relativa ao trabalho colaborativo com os diferentes intervenientes no processo educativo dos alunos e outra relativa ao apoio direto prestado aos alunos que terá, sempre, um caráter complementar ao trabalho desenvolvido em sala de aula ou em outros contextos educativos. 

O docente de educação especial, no âmbito da sua especialidade, apoia os docentes do aluno na definição de estratégias de diferenciação pedagógica, no reforço das aprendizagens e na identificação de múltiplos meios de motivação, representação e expressão. 

A ação educativa desenvolvida no Centro de Apoio à Aprendizagem visa o desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social e complementa as aprendizagens realizadas na turma de pertença dos alunos.