Clube de Meteorologia – VezMeteo

Visando o desenvolvimento de técnicas de análise e previsão meteorológica, bem como a sensibilização da comunidade escolar para o estudo da meteorologia e da sua importância como ferramenta de análise das alterações climáticas, o clube tem como objetivo primordial a partilha de informação meteorológica regional e respetiva previsão, assumindo, deste modo, a prestação de um serviço no domínio público.

“Os impactos das alterações climáticas já foram observados e prevê-se que se tornem mais evidentes. Também se prevê que a ocorrência de situações meteorológicas extremas, incluindo ondas de calor, secas e inundações, será mais frequente e intensa… Mesmo que as políticas e os esforços para reduzir as emissões sejam eficazes, algumas mudanças climáticas serão inevitáveis. Por esse motivo, devemos também desenvolver estratégias e ações de adaptação aos impactos das alterações climáticas.”

European Environment Agency

Público-alvo: Alunos do Ensino Secundário

Coordenadores: Glória Lorga e Paulo Barbosa

Contactos:
glorialorga_420@aev.edu.pt | paulobarbosa_420@aev.edu.pt

Horário de funcionamento: O trabalho desenvolvido será diário.

O clube tem como objetivo:

  • Motivar os alunos para a experimentação, criando hábitos de utilização do Método
    Científico através da observação de parâmetros meteorológicos e ambientais;
  • Promover o ensino experimental junto dos alunos;
  • Incentivar a utilização da Internet para promover a ciência e a troca de experiências;
  • Desenvolver a sensibilidade e o compromisso social para as questões ambientais, direcionadas para a vertente do clima e da sua inter-relação com o ambiente;
  • Melhorar a compreensão dos processos que influenciam e são influenciados pela atmosfera da Terra a uma escala global, regional e local;
  • Utilizar corretamente o vocabulário específico da Climatologia e da Meteorologia;
  • Sistematizar os dados;
  • Aumentar a capacidade para a utilização da informação meteorológica e climática;
  • Desenvolver o espírito crítico, sentido de responsabilidade, autonomia e criatividade;
  • Desenvolver a capacidade de recolha e organização de informação;
  • Consciencializar a comunidade para alguns problemas ambientais relacionados com o clima;
  • Desenvolver competências de comunicação e de relacionamento interpessoal;
  • Promover a autonomia, a autoestima e a confiança;
  • Participar ativamente em eventos do calendário escolar.

Atividades:

  • Exploração de dados meteorológicos (disciplinas de Geografia e Física e Química);
  • Construção e análise de gráficos de variação temporal de vários elementos climáticos;
  • Construção e análise de gráficos combinados de inter-relação entre variáveis climáticas;
  • Construção e expressão gráfica;
  • Estudos comparativos dos registos locais atuais com as normais climatológicas regionais;
  • Retratos climáticos locais;
  • Inter-relação da meteorologia factual, dos fenómenos meteorológicos registados localmente com a meteorologia explicativa, das cartas meteorológicas;
  • Apresentação semanal/mensal do boletim da previsão do estado do tempo, com os resultados dos principais elementos do clima;
  • Criação de um almanaque periódico com prognósticos para o ano, conselhos práticos baseados na sabedoria popular, na ciência e na astronomia; previsões meteorológicas, previsões para a agricultura, épocas de sementeiras e outros trabalhos agrícolas, fases da lua, calendário, efemérides, para distribuição gratuita na comunidade;
  • Realização de estudos climáticos locais na área de influência do Agrupamento;
  • Recriação de experiências históricas no âmbito da Meteorologia;
  • Realização de sessões de sensibilização;
  • Criar um canal de informação permanente sobre questões do tempo, clima e ambiente, junto da escola e da comunidade em geral;
  • Realização de visitas de estudo ao IPMA;
  • Participação em congressos de Meteorologia.