Ao longo do mês de março, os alunos do 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde do IPVC, orientados pela enfª Auzenda Moreira, realizaram sessões no âmbito da Saúde Sexual e Reprodutiva, nas turmas do 10ºH e 11ºH, da área da saúde, na EB 2,3/S de Arcos de Valdevez e, ainda, na casa de acolhimento Cerqueira Gomes.

As sessões foram direcionadas aos adolescentes visto que, é nesta fase em que ocorrem os principais comportamentos de risco, nomeadamente, a atividade sexual com múltiplos parceiros, a utilização incorreta e inconsistente do preservativo e as relações sexuais sob efeito do álcool ou drogas. Este tipo de comportamentos pode atingir negativamente a nossa saúde, trazendo consequências, como por exemplo, infeções sexualmente transmissíveis, gravidez não planeada, entre outras. Para cativar a atenção e para que esta atividade fosse mais interativa e atrativa para os alunos, as sessões foram dotadas de momentos expositivos e de jogos dinâmicos, de forma a facilitar a compreensão do tema e assim atingir os objetivos pretendidos. Os alunos divididos em grupos realizaram o jogo “Mitos e Verdades”.

É fundamental promover e educar sobre comportamentos de risco, infeções sexualmente transmissíveis e os métodos contracetivos, de forma a capacitar os adolescentes a uma vivência saudável e segura da sua sexualidade.

Equipa Saúde Escolar – Dulce Barreto