“Dia Internacional da Francofonia”

O Dia Internacional da Francofonia celebra-se, anualmente, a 20 de março. O objetivo desta comemoração é promover a língua francesa bem como dar a conhecer a cultura e história associadas à língua na sua diversidade. Foi escolhido o dia 20 de março por ser o dia da fundação da Organização Internacional da Francofonia (1970) e faz parte de uma iniciativa da ONU, criada em 2010, para celebrar a diversidade linguística e cultural.

Neste âmbito, os alunos das turmas do 3ºCEB do Agrupamento celebraram a importância da língua e cultura francesa no mundo com a realização de uma exposição sobre personalidades célebres e personagens BD francófonas. A decoração foi, também, um dos aspetos positivos: alunos e as professoras de Francês, Natália Bernardes, Rosa Monteiro e Rosa Silva juntaram esforços e deixaram as escolas muito bem enfeitadas, com diversos objetos relacionados com o tema, as cores azul, branco e vermelho predominantes, assim como música e venda de doçaria típica francesa. Na escola de Sabadim, esta atividade foi preparada em articulação com a professora de Geografia, Dulce Barreto.

No pré-escolar da E.B. Dr. Manuel da Costa Brandão, as crianças também celebraram a data com uma visita guiada às exposições realizadas, pintaram a bandeira francesa, cantaram a música infantil “Frère Jacques”, visualizaram o filme animado “Le petit Nicolas” e degustaram deliciosos crepes, confecionados pela educadora Isa Silva.

Desta forma, o convívio, a animação e a língua francesa estiveram, novamente, presentes neste dia “bem docinho”, devido ao empenho de todos os envolvidos.

Dulce Barreto, Natália Bernardes, Rosa Monteiro e Rosa Silva