Palestra sobre a Europa no contexto atual e a importância do Parlamento Europeu

No passado dia 1 de abril, por iniciativa da AEAEV, o Dr. Paulo Rangel conduziu uma palestra sobre a Europa no contexto atual e a relevância do Parlamento Europeu, com um destaque inevitável para o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia. Apesar da agenda preenchida, o eurodeputado considerou a presença em escolas um dever cívico e fulcral. Na verdade, o europeísta convicto elogia a geração mais jovem que vive e cresce em tempos de crise económica, de pandemia e, atualmente, de guerra na Europa.

Assim, o eurodeputado contou com a presença dos alunos do AEV, para sublinhar a importância da manutenção da estabilidade e desenvolvimento económico no seio da UE, em concordância com os valores solidários e sustentáveis da sua criação, na perspetiva da paz duradoura. No entanto, apesar do conflito ser expectável, para o eurodeputado, a união entre os 27 foi admirável, esperando agora, uma UE assente na confiança e, portanto, fortalecida.

A sessão escolar, contou ainda com perguntas realizadas pelos alunos do 12ºF, anteriormente, exploradas e trabalhadas na disciplina de Geografia C, com o apoio da professora Glória Lorga. A aluna Mariana Cerqueira questionou o Dr. Paulo Rangel sobre a diferença de tratamento por parte da UE, relativamente aos refugiados ucranianos e por exemplo, refugiados oriundos do Mediterrâneo. O eurodeputado respondeu, concordando com a injustiça, embora, antiteticamente, ao que testemunhamos atualmente, ou seja, uma ajuda incessante dos 27, no passado, muitos países fecharam as fronteiras por inúmeras razões, mas que hoje as abrem na prevalência de uma memória opressiva soviética e proximidade cultural.

A aluna Beatriz Gomes interrogou o Dr. Paulo Rangel sobre alternativas ao envio de armamento para travar o conflito, como é preconizado pelo presidente dos Estados Unidos, com a consciência de que não sabemos toda a verdade e recebemos informação, constantemente, tendenciosa. Num primeiro momento, o eurodeputado começou por concordar que atualmente não conseguimos ter acesso a tudo o que aconteceu e está a acontecer nesta guerra e num segundo momento, o parlamentar afirmou haver um fornecimento de armamento por parte da UE, contudo salientou que são armas de defesa e nunca armamento de ataque. O Dr. Paulo Rangel concluiu falando sobre a importância de facultar estas armas, isto é, explicou que este armamento permite um equilíbrio de forças entre os dois países e uma menor possibilidade de conflitos entre ambos, sendo que a vitória de um dos lados não é certa.

Para finalizar, o aluno Pedro Marques focou a sua pergunta na ascensão da extrema direita e as possíveis consequências para a UE que hoje conhecemos. O Dr. Paulo Rangel começou por referir o financiamento de Putin a estes partidos políticos, com vista à destabilização socioeconómica e política da UE, considerando que a tendência se torna exponencialmente menor. Contudo, deixa o aviso, pois, a par das dificuldades económicas e a inerente insatisfação política, num futuro próximo, espera-se uma inversão da linha.

Com esta palestra tão enriquecedora, aprendemos mais sobre a história da União Europeia e consciencializamo-nos acerca do contexto europeu atual em que todos nós vivemos.

Mariana Cerqueira, Carolina Duarte e Daniela Faria