O Projeto Clube da Matemática visa despertar nos alunos do 3.º ciclo e secundário o gosto pela Matemática, tendo por base a divulgação de curiosidades matemáticas e a proposta de enigmas, charadas e problemas ligados a situações da vida real e que contemplem conteúdos matemáticos, para os alunos analisarem e resolverem. Despertar nos alunos o gosto pela Matemática é uma tarefa exigente para os professores. É uma evidência para os professores, de todos os níveis de ensino, que muitos estudantes demonstram receios e carregam preconceitos sobre a natureza do pensamento matemático e, consequentemente, sobre a sua própria capacidade para a disciplina. A introdução de desafios e da parte mais lúdica da matemática nas atividades escolares é uma contribuição promissora para ajudar a superar tais equívocos, já que todos os estudantes, não importa a sua idade ou nível educacional, são mais facilmente cativados para aprender se puderem fazê-lo de uma forma divertida. Portanto, pretendemos promover interações agradáveis com a Matemática que podem ser a base de um relacionamento saudável e gratificante com a mesma.
O desenvolvimento de capacidades matemáticas nos alunos é também outra das finalidades do projeto. Neste sentido, pretende-se a execução de atividades que promovam a autoconfiança nos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação em situações diversas, com a possibilidade de poderem ser estabelecidas relações, quer entre diferentes temáticas no seio desta ciência, quer entre outras áreas do conhecimento. Com este propósito as atividades a desenvolver terão uma forte componente lúdica onde a matemática terá um espaço de abordagem recreativa e surgirá como um instrumento didático que promova a motivação do aluno de modo a potenciar mais aprendizagens.
O Clube da Matemática tem como objetivos:
O Clube da Matemática é ideal para tirar teimas a quem ainda não acredita que a Matemática também é divertida e tem aqui um bom pretexto para aprender isso e muito mais!
Atividades:
As atividades previstas constam do Plano de Ação aprovado no CP e disponível para consulta.
Desafios da 5.ºedição do Jornal AEVDigital
Garrafa de limonada
Corrida de 100 metros
Descobrir a idade e o n.º de calçado de um ser humano
Desafios da 6.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior
Compras em seis lojas
Bailarinas
Desafios da 7.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior
Os gémeos mentirosos
O quadrado misterioso
Desafios da 8.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior
Cubo com cores
A avó Quitéria
Desafios da 10.ªedição do Jornal AEVDigital + Curiosidade + Resoluções
Reunião de delegados na escola X
Filhas da Felicidade
O quintal da Dona Ana
As quatro alianças
Desafios da 11-ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios anterior
Onde está a Matemática no dia a dia?