Clube de Matemática

Público-alvo: 2.ºciclo; 3.ºciclo; Ensino Secundário 

CoordenadaçãoAtílio Braga

Contacto: atiliobraga_500@aev.edu.pt

O Projeto
Objetivos
Atividades
Horário
Desafios 20-21

Descrição do Projeto:

É uma evidência para os professores de todos os níveis de ensino que muitos estudantes demonstram receios e carregam preconceitos sobre a natureza do pensamento matemático e, consequentemente, sobre as suas próprias capacidades para a disciplina. Despertar nos alunos o gosto pela Matemática é uma tarefa exigente para os professores.

O Clube da Matemática pretende despertar nos alunos um maior gosto pela Matemática e um reforço das aprendizagens. Para isso, está disponível para implementar aulas de apoio a pequenos grupos de alunos, preferencialmente da mesma turma, por indicação do professor de Matemática desses alunos. Os conteúdos a trabalhar e  as atividades a implementar serão da responsabilidade do professor de Matemática dos alunos, pelo que terá de haver uma boa articulação deste com o professor que implementa as aulas de apoio. No Clube também se faz esclarecimento de dúvidas a qualquer aluno que, por sua iniciativa, sem hora e dia marcados e sem qualquer indicação do seu professor de Matemática, apareça no Clube e solicite esse tipo de ajuda. O Clube também presta apoio na promoção e concretização da participação dos alunos em concursos e campeonatos onde a Matemática esteja presente e que constem do Plano Anual de Atividades do AEV. Também disponibiliza aos alunos diversos jogos lúdico-pedagógicos para um, dois ou mais jogadores, apresenta curiosidades matemáticas, enigmas, charadas e problemas ligados a situações da vida real e que contemplem conteúdos matemáticos, para que eles os analisem e resolvam. Pensamos que a introdução de desafios e das componentes mais lúdicas e competitivas da Matemática nas atividades escolares é uma contribuição promissora para ajudar os alunos a superar certas dificuldades, pois todos os estudantes, não importa a sua idade ou nível educacional, se sentem mais cativados para aprender se puderem fazê-lo de uma forma divertida e com entusiasmo. Portanto, pretendemos promover interações agradáveis com a Matemática que podem estar na base de um relacionamento saudável e gratificante com a mesma. Neste sentido, pretende-se apresentar atividades que promovam a autoconfiança nos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação em situações diversas, com a possibilidade de poderem ser estabelecidas relações, quer entre diferentes temáticas no seio desta ciência, quer entre outras áreas do conhecimento. Com este propósito, as atividades a desenvolver terão uma forte componente lúdica onde a Matemática terá um espaço de abordagem recreativa e surgirá como um instrumento didático que promova a motivação do aluno de modo a potenciar mais aprendizagens.

O Clube da Matemática é o espaço ideal para tirar teimas a quem ainda não acredita que a Matemática também é divertida, pois tem aqui uma boa oportunidade para confirmar isso e muito mais!

Objetivos:

  • Promover a curiosidade e o gosto pela Matemática;
  • Reforçar a aprendizagem da Matemática;
  • Desenvolver capacidades de atenção/concentração e de definição de estratégias/táticas através de jogos lúdico-didáticos;
  • Desenvolver nos alunos atitudes de persistência, autoconfiança e responsabilidade;
  • Ocupar os tempos livres dos alunos, conferindo-lhes pertinência social e educativa;
  • Complementar o processo de ensino/aprendizagem na área da Matemática através de uma metodologia centrada no aluno, bem como consciencializar os alunos da importância da Matemática para a sua formação científica e tecnológica, assim como para a cidadania;
  • Desenvolver o raciocínio e o pensamento científico e a capacidade de comunicar;
  • Desmistificar ideias negativas preconcebidas relativamente à Matemática e promover atitudes positivas por parte dos alunos, levando-os a tomar consciência das aplicações em áreas por vezes inusitadas e, indiretamente, na própria tecnologia que usam diariamente;
  • Satisfazer a curiosidade e aprofundar a compreensão matemática daqueles que, embora já com uma atitude positiva face à Matemática, não têm oportunidades de acesso a outros meios de satisfazer a sua curiosidade;
  • Realçar aspetos lúdicos e intelectualmente desafiantes da Matemática;
  • Desenvolver a capacidade de interpretar e resolver problemas e de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real, relacionando a Matemática com outras áreas do conhecimento e promovendo a interdisciplinaridade;
  • Desenvolver o cálculo mental;
  • Aumentar os níveis de sucesso da disciplina de Matemática;
  • Promover a inclusão escolar;
  • Promover uma competição saudável, com respeito pelos parceiros de jogo e pelas regras pré-estabelecidas de cada jogo, visando alcançar um objetivo.

Atividades:

  • Realização de apoio pedagógico no âmbito dos conteúdos da disciplina de Matemática, sendo os alunos, os conteúdos e as atividades definidas pelo professor da disciplina;
  • Esclarecimento de dúvidas a qualquer aluno que, por sua iniciativa, sem hora e dia marcados e sem qualquer indicação do seu professor de Matemática, apareça no Clube e solicite essa ajuda.
  • Realização de jogos numéricos, jogos lógicos, jogos geométricos e outros.
  • Preparação de alunos para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos;
  • Realização de outros jogos de tabuleiro.
  • Preparação de alunos para as Olimpíadas Portuguesas da Matemática (concurso);
  • Preparação de alunos para o Canguru Matemático (concurso);
  • Preparação de alunos para os campeonatos SuperTmatik, na vertente do cálculo mental;
  • Disponibilização de desafios/problemas, curiosidades, charadas/enigmas matemáticos;
  • Realização de puzzles e construções geométricas (2D e 3D).

Desafios da 5.ºedição do Jornal AEVDigital

Garrafa de limonada

Corrida de 100 metros

Descobrir a idade e o n.º de calçado de um ser humano

Desafios da 6.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior

Compras em seis lojas

Bailarinas

Desafios da 7.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior

Os gémeos mentirosos

O quadrado misterioso

Desafios da 8.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior

Cubo com cores

A avó Quitéria

Desafios da 10.ªedição do Jornal AEVDigital + Curiosidade + Resoluções

Reunião de delegados na escola X

Filhas da Felicidade

O quintal da Dona Ana

As quatro alianças

Desafios da 11-ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios anterior

Onde está a Matemática no dia a dia?