Descrição do Projeto:
É uma evidência para os professores de todos os níveis de ensino que muitos estudantes demonstram receios e carregam preconceitos sobre a natureza do pensamento matemático e, consequentemente, sobre as suas próprias capacidades para a disciplina. Despertar nos alunos o gosto pela Matemática é uma tarefa exigente para os professores.
O Clube da Matemática pretende despertar nos alunos um maior gosto pela Matemática e um reforço das aprendizagens. Para isso, está disponível para implementar aulas de apoio a pequenos grupos de alunos, preferencialmente da mesma turma, por indicação do professor de Matemática desses alunos. Os conteúdos a trabalhar e as atividades a implementar serão da responsabilidade do professor de Matemática dos alunos, pelo que terá de haver uma boa articulação deste com o professor que implementa as aulas de apoio. No Clube também se faz esclarecimento de dúvidas a qualquer aluno que, por sua iniciativa, sem hora e dia marcados e sem qualquer indicação do seu professor de Matemática, apareça no Clube e solicite esse tipo de ajuda. O Clube também presta apoio na promoção e concretização da participação dos alunos em concursos e campeonatos onde a Matemática esteja presente e que constem do Plano Anual de Atividades do AEV. Também disponibiliza aos alunos diversos jogos lúdico-pedagógicos para um, dois ou mais jogadores, apresenta curiosidades matemáticas, enigmas, charadas e problemas ligados a situações da vida real e que contemplem conteúdos matemáticos, para que eles os analisem e resolvam. Pensamos que a introdução de desafios e das componentes mais lúdicas e competitivas da Matemática nas atividades escolares é uma contribuição promissora para ajudar os alunos a superar certas dificuldades, pois todos os estudantes, não importa a sua idade ou nível educacional, se sentem mais cativados para aprender se puderem fazê-lo de uma forma divertida e com entusiasmo. Portanto, pretendemos promover interações agradáveis com a Matemática que podem estar na base de um relacionamento saudável e gratificante com a mesma. Neste sentido, pretende-se apresentar atividades que promovam a autoconfiança nos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação em situações diversas, com a possibilidade de poderem ser estabelecidas relações, quer entre diferentes temáticas no seio desta ciência, quer entre outras áreas do conhecimento. Com este propósito, as atividades a desenvolver terão uma forte componente lúdica onde a Matemática terá um espaço de abordagem recreativa e surgirá como um instrumento didático que promova a motivação do aluno de modo a potenciar mais aprendizagens.
O Clube da Matemática é o espaço ideal para tirar teimas a quem ainda não acredita que a Matemática também é divertida, pois tem aqui uma boa oportunidade para confirmar isso e muito mais!
Objetivos:
Atividades:
Desafios da 5.ºedição do Jornal AEVDigital
Garrafa de limonada
Corrida de 100 metros
Descobrir a idade e o n.º de calçado de um ser humano
Desafios da 6.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior
Compras em seis lojas
Bailarinas
Desafios da 7.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior
Os gémeos mentirosos
O quadrado misterioso
Desafios da 8.ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios da edição anterior
Cubo com cores
A avó Quitéria
Desafios da 10.ªedição do Jornal AEVDigital + Curiosidade + Resoluções
Reunião de delegados na escola X
Filhas da Felicidade
O quintal da Dona Ana
As quatro alianças
Desafios da 11-ºedição do Jornal AEVDigital + resolução dos desafios anterior
Onde está a Matemática no dia a dia?