Notícias AEV

Artigo sobre a poupança de água

Estudo relativo aos comportamentos sobre a prática da Poupança de Água

No âmbito da disciplina de Química Aplicada, realizou-se um inquérito sobre os hábitos de poupança de água. Este tema foi escolhido porque Portugal atualmente está a atravessar uma seca extrema. Este tema foi abordado na altura certa para alertar as pessoas da falta que a água faz!

Foram feitos 69 inquéritos distribuídos por alunos do ensino regular (8º e 9ºano) e do profissional (10ºao 12ºano).

Os resultados obtidos foram os seguintes: 

Capturar

Algumas medidas práticas para poupar água em casa:

Fecha sempre bem as torneiras. Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia;

Coloca dispositivos de redução de caudal no duche;

Toma duches rápidos e evita os banhos de imersão. Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 litros de água, dependendo do modelo do chuveiro e da pressão da água. Feche a torneira enquanto se estiver a ensaboar;

Instala autoclismos com dispositivo de dupla descarga. Poderás também colocar garrafas de água com areia no interior do reservatório para evitar enchê-lo na totalidade e reduzir a quantidade de água gasta em cada descarga. Cada descarga gasta cerca de 10 litros de água;

Fecha a torneira quando estás a lavar os dentes ou a fazer a barba. Uma torneira aberta no lavatório pode gastar 9 litros de água por minuto;

Utiliza a máquina de lavar roupa e loiça com carga completa, evitando o desperdício de água e de energia;

Se lavares a loiça à mão, não deixes a água a correr continuamente, enche o lava-loiça com a água necessária. Utiliza a mínima quantidade de detergente possível para uma lavagem eficaz, diminuindo a quantidade de água necessária para enxaguar a loiça.

SEM ÁGUA NÃO HÁ VIDA NO PLANETA! Pois esta é um BEM PRECIOSO e ESGOTÁVEL.

Considerando que existe apenas 1% de água doce, no estado liquido, é mais uma razão para a preservar e poupar evitando assim futuras secas.

 

Curso Profissional de Técnico da Qualidade 

10ºH

Ano letivo 2017/2018

 

 

GOSTAMOS DA NOSSA LÍNGUA

O uso de estrangeirismos na nossa Escola – usar, não abusar

No âmbito da disciplina de Português do 12º ano, foi proposta aos alunos a realização de um inquérito à comunidade escolar, no presente ano letivo 2017-2018, sobre o uso de estrangeirismos.

O inquérito, cujo público alvo foram 15 pessoas presentes,no passado dia 20 de outubro (sexta-feira) na EB2,3/S de Arcos de Valdevez, entre as quais alunos, professores e assistentes operacionais, abordava 5 questões.

Neste artigo, serão apresentados os resultados obtidos por 3 alunos selecionados da turma A do 12.º ano.

Desporto Escolar | Resultados Corta-Mato Escolar

Realizou-se no passado dia 14 de Novembro o Corta-Mato Escolar no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez que envolveu os alunos das escolas: Escola Básica e Secundária de Valdevez, Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, Sabadim, Escola Básica de Távora, Santa Maria e da Escola Básica Prof. Melo Machado, Arcos de Valdevez.

Desporto Escolar | Ténis de Mesa e Badminton

Gostas de Ténis de Mesa ou Badminton? Vem participar nos grupos/equipa do Desporto Escolar. Fala com o professor Ricardo Ferreira e traz os teus amigos, juntos é mais divertido participar.
APARECE!!!
 
A Coordenadora do Desporto Escolar | Paula Brites Cunha

Alunos do 12.º ano assistem à peça “Em Pessoa”

 

No passado dia 24 de outubro, os alunos dos 12.º ano regular foram assistir à peça “Em Pessoa”, representada no Theatro Circo pela Companhia de Teatro de Braga.

Dia Mundial da Alimentação

Integrada na comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) decorreu, de 16 a 20 de outubro, junto da comunidade escolar (alunos, funcionários, professores, famílias), uma campanha de recolha de alimentos para ajudar as famílias mais carências do concelho. Esta atividade foi organizada pelos professores de Ciências Naturais do 2.º ciclo e contou com a participação dos alunos do 6.º ano na logística da recolha.

Localizar

Está em... Home Notícias Itens filtrados por data: novembro 2017