Notícias AEV

VISITA A LISBOA DO 6º ANO

16 junho 2014

VistEst 6ano jun2014peqNos dias 5 e 6 de junho, os alunos do 6º ano, acompanhados pelos professores realizaram a visita de estudo a Lisboa.

No primeiro dia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia da República, através de uma visita guiada e, na sala das sessões, foram “deputados” por alguns minutos.

Seguiu-se a visita ao jardim Zoológico, para que todos os elementos almoçassem no Mc Donald`s do Parque. Fez-se, depois, a visita guiada às várias espécies de animais, desfrutou-se das acrobacias e truques dos golfinhos e alguns alunos mimaram estes afáveis animais. No final, fez-se uma viagem de teleférico que possibilitou uma visualização aérea de todo o zoo. 

 

Por volta das 20 horas, chegou o momento que os alunos aguardavam com mais ansiedade, a hora de todos se instalarem na Pousada da Juventude de Lisboa, onde foi servido o jantar e, finalmente, a tão desejada distribuição dos quartos. Depois de concluída essa tarefa, caminhou-se rumo à feira do livro, onde todos usufruíram do contacto com belíssima literatura.

No dia seguinte, logo pela manhã, houve a oportunidade de visitar a fábrica dos pastéis de Belém, da famosa receita dos monges de S. Jerónimo, tendo-se degustado, aí, os deliciosos pastéis oferecidos gratuitamente. De seguida, todos tiveram a oportunidade de visitar o Mosteiro dos Jerónimos para conhecer a “jóia” da arte manuelina, sob a orientação das guias de serviço. Aí, os elementos arquitetónicos do gótico, do renascimento e da exuberância arte manuelina causaram o deslumbramento de todos os presentes. No final, os alunos tiveram de resolver atividades lúdicas relacionadas com a visita.

Passeou-se pela Praça do Império com a fonte luminosa, ornada de brasões de todo o Império Português, a rosa-dos-ventos e as principais rotas comerciais que todos observaram com prazer, visualizámos pelo Padrão dos Descobrimentos onde foi palco da observação e admiração de uma esplêndida panorâmica da cidade de Lisboa e, com especial atenção, para a visita guiada  a pequena fortaleza, situada rio a dentro, a Torre de Belém. 

Finalmente, fez-se uma visita guiada ao convento/ Palácio de Mafra, o monumento mais importante do reinado de D. João V.

Esta visita e estudo foi de enorme sucesso e será inesquecível para todos os intervenientes, pois demonstraram grande entusiasmo e, para grande parte dos alunos, foi a primeira oportunidade para visitarem a capital de Portugal e conhecerem o património mais representativo da História de Portugal.

Ao longo do ano, os alunos revelaram grande empenho e entusiasmo nas atividades de angariação de fundos, com a execução e venda de crepes bem como um sorteio de rifas.

Os professores organizadores agradecem aos Encarregados de Educação a colaboração para que a atividade tivesse este êxito, assim como a Direção do Agrupamento de Escolas de Valdevez.

Esta viagem foi de enorme sucesso e será inesquecível para todos os intervenientes, pois demonstraram grande satisfação e entusiasmo. A partilha de experiências entre as duas turmas foi muito enriquecedora.

É de destacar o bom comportamento dos alunos que tudo fizeram para que a actividade fosse um sucesso.

Esta visita constituiu uma mais-valia em termos, culturais, educacionais e programáticos, tendo permitido um momento de interdisciplinaridade.

Esta experiência foi tão gratificante que gostaríamos de a repetir. 

Localizar

Está em... Home Notícias VISITA A LISBOA DO 6º ANO