Por volta das 20 horas, chegou o momento que os alunos aguardavam com mais ansiedade, a hora de todos se instalarem na Pousada da Juventude de Lisboa, onde foi servido o jantar e, finalmente, a tão desejada distribuição dos quartos. Depois de concluída essa tarefa, caminhou-se rumo à feira do livro, onde todos usufruíram do contacto com belíssima literatura.
No dia seguinte, logo pela manhã, houve a oportunidade de visitar a fábrica dos pastéis de Belém, da famosa receita dos monges de S. Jerónimo, tendo-se degustado, aí, os deliciosos pastéis oferecidos gratuitamente. De seguida, todos tiveram a oportunidade de visitar o Mosteiro dos Jerónimos para conhecer a “jóia” da arte manuelina, sob a orientação das guias de serviço. Aí, os elementos arquitetónicos do gótico, do renascimento e da exuberância arte manuelina causaram o deslumbramento de todos os presentes. No final, os alunos tiveram de resolver atividades lúdicas relacionadas com a visita.
Passeou-se pela Praça do Império com a fonte luminosa, ornada de brasões de todo o Império Português, a rosa-dos-ventos e as principais rotas comerciais que todos observaram com prazer, visualizámos pelo Padrão dos Descobrimentos onde foi palco da observação e admiração de uma esplêndida panorâmica da cidade de Lisboa e, com especial atenção, para a visita guiada a pequena fortaleza, situada rio a dentro, a Torre de Belém.
Finalmente, fez-se uma visita guiada ao convento/ Palácio de Mafra, o monumento mais importante do reinado de D. João V.
Esta visita e estudo foi de enorme sucesso e será inesquecível para todos os intervenientes, pois demonstraram grande entusiasmo e, para grande parte dos alunos, foi a primeira oportunidade para visitarem a capital de Portugal e conhecerem o património mais representativo da História de Portugal.
Ao longo do ano, os alunos revelaram grande empenho e entusiasmo nas atividades de angariação de fundos, com a execução e venda de crepes bem como um sorteio de rifas.
Os professores organizadores agradecem aos Encarregados de Educação a colaboração para que a atividade tivesse este êxito, assim como a Direção do Agrupamento de Escolas de Valdevez.
Esta viagem foi de enorme sucesso e será inesquecível para todos os intervenientes, pois demonstraram grande satisfação e entusiasmo. A partilha de experiências entre as duas turmas foi muito enriquecedora.
É de destacar o bom comportamento dos alunos que tudo fizeram para que a actividade fosse um sucesso.
Esta visita constituiu uma mais-valia em termos, culturais, educacionais e programáticos, tendo permitido um momento de interdisciplinaridade.
Esta experiência foi tão gratificante que gostaríamos de a repetir.
http://aev.edu.pt:80/index.php/noticias/item/73-visita-a-lisboa-do-6-ano#sigProGalleria1c9075729c
Nos dias 5 e 6 de junho, os alunos do 6º ano, acompanhados pelos professores realizaram a visita de estudo a Lisboa.