20 novembro 2020

A participação dos alunos do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Valdevez  nos XIV Campeonatos Internacionais “SuperTmatik - Cálculo Mental” (edição 2019-20) saldou-se num grande êxito.

Inês de Sousa Braga conquista
o 3.º lugar na categoria 7.º ano

INES
JOSE

José Batista Gonçalves Veloso
obtém o 4.º lugar na categoria 8.º ano

SuperT1

A participação dos alunos do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Valdevez nos XIV Campeonatos Internacionais “SuperTmatik - Cálculo Mental” (edição 2019-20) saldou-se num grande êxito.
Inês de Sousa Braga, atualmente na turma 8.º C, da Escola Básica 2,3/S de Arcos de Valdevez, conquistou o 3.º lugar, na categoria 7.º ano, entre 8120 participantes. Conseguiu calcular o valor de 15 expressões numéricas de nível 4 (exemplo: 6 × 7 + 72 : 8) em 48,51 segundos, sendo o seu tempo médio por expressão de 3,234 segundos.

SuperT2

José Batista Gonçalves Veloso, atualmente na turma 9.º H, da Escola Básica Padre Himalaya, de Távora, alcançou o 4.º lugar, na categoria 8.º ano, entre 7630 participantes, precisando apenas de 1 minuto e 78 centésimos de segundo para resolver as 15 expressões numéricas de nível 4 que lhe foram apresentadas.

Os resultados oficiais foram divulgados no dia 5 de novembro de 2020 e os 24 alunos do 3.º ciclo de escolaridade das escolas do Agrupamento de Valdevez (Arcos, Távora e Sabadim) obtiveram excelentes resultados entre milhares de alunos participantes de todo o mundo. Os resultados deixaram a comunidade escolar, em geral, e os professores de Matemática, em particular, muito orgulhosos dos seus alunos, pois todos ficaram posicionados no Top 100  das suas categorias, entre milhares de participantes, conforme se pode constatar no quadro abaixo.

Escola

David Gonçalo V. dos Santos

9.º F

33

Os campeonatos “SuperTmatik – Cálculo Mental” desenrolaram-se em três fases: fase intraturma, fase interturmas e final internacional online. Na fase intraturma realizaram-se campeonatos de cálculo mental em cada turma para apurar até três alunos para a fase seguinte. Esta fase realizou-se no mês de janeiro e início de fevereiro de 2020. Na fase interturmas, em cada escola realizaram-se campeonatos por ano de escolaridade, onde os alunos apurados nas diversas turmas participaram. O objetivo foi seriar para as finais internacionais das três categorias em que o Agrupamento participou (7.º ano, 8.º ano e 9.º ano) os três melhores alunos em cálculo mental de cada escola, apurando-se o campeão, o vice-campeão e o terceiro classificado de cada um dos campeonatos. Esta fase realizou-se entre meados de fevereiros e meados de março.
Com o enceramento das escolas, a 16 de março de 2020, devido à Pandemia provocada pela Covid-19, a Grande Final Internacional online do ano letivo 2019/2020 ficou adiada.
No início do ano letivo 2020/2021, a Comissão Organizadora dos Campeonatos Escolares SuperTmatik decidiu reagendar a Grande Final Online SuperTmatik 2019/20 para o período compreendido entre os dias 30 de setembro e 31 de outubro.
Cumprindo todas as normas da Direção Geral da Saúde e do Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Valdevez, os alunos do Agrupamento participaram na Grande Final Internacional, sem saírem da sua escola, de forma online, repartidos por pequenos grupos, entre os dias 19 e 26 de outubro. Ao todo participaram, nesta fase 24 alunos, que tiveram de calcular o valor de 15 expressões numéricas, no menor tempo possível.
Foi notório o entusiasmo, a determinação e a vontade de vencer! Todos os alunos estiveram à altura da sua responsabilidade, embora não conseguissem disfarçar a emoção e o nervosismo que os envolvia. Cada um dos alunos participantes deu o seu melhor, concentrando-se e procurando terminar a prova no melhor tempo possível.
Estes campeonatos têm como principais objetivos: fomentar o interesse pela aprendizagem da matemática, desenvolver destrezas numéricas e de cálculo, contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos matemáticos, reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem da matemática e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.
O Agrupamento, em geral, e os professores de Matemática, em particular, dão aos parabéns a todos os alunos participantes pelo seu brilhantismo e entusiasmo, e contam com a participação de muitos mais alunos nos campeonatos intraturmas e interturmas da edição de 2020/2021 do SuperTmatik-Cálculo Mental.
Dado que todos os 24 alunos do Agrupamento que participaram na grande final internacional dos campeonatos SuperTmatik-Cálculo Mental ficaram no Top 100 das suas categorias, todos receberão certificados oficiais a atestaram a boa classificação que obtiveram. Os alunos que se classificaram em 3.º e 4.º lugar das suas categorias recebem também alguns prémios de índole mais material.
Aqui ficam algumas fotografias dos nossos pequenos grandes matemáticos em ação, no dia da sua participação na grande final online.

Está em... Home Notícias ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE VALDEVEZ NO TOP 5 DOS CAMPEONATOS INTERNACIONAIS SUPERTMATIK - CÁLCULO MENTAL - 2019-20