MATRÍCULAS ANO LETIVO 2020/2021

08 maio 2020

O Portal das Matrículas está disponível, desde o dia 4 de maio para que Encarregados de Educação e Serviços Escolares registem pedidos de matrícula, renovação de matricula, transferência de escola na educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário, para o ano letivo 2020/2021.

Se é Encarregado de Educação a matrícula do seu educando deve ser realizada, preferencialmente, nesta aplicação que lhe permite, mediante consentimento prévio, fornecer toda a informação e documentação necessária à instrução do processo de matrícula.

A presente aplicação permite realizar a primeira matrícula na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o registo de renovação de matrícula e o pedido de transferência de escola dos alunos na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário nas várias modalidades de ensino destinadas a jovens.

Para matrícula na modalidade de ensino artístico especializado, deve o encarregado de educação estar na posse de uma declaração de vaga, a solicitar no estabelecimento de educação e ensino da modalidade de ensino artístico especializado que o seu educando pretende frequentar, a qual vai ser solicitada no preenchimento do pedido de matrícula.

Para a matrícula de alunos provenientes do estrangeiro e matrículas de alunos que frequentaram em Portugal planos de estudos estrangeiros e para os quais seja necessário um processo de equivalência, após a submissão do processo de matrícula deve ser contactado o estabelecimento de educação e ensino de 1ª preferência para que se proceda ao pedido de equivalência.

Para matrículas para os ensinos básico ou secundário recorrente ou para outras ofertas educativas e formativas destinadas a adultos devem ser contactados os estabelecimentos de educação e ensino respetivos.
Para mais detalhes relativos aos procedimentos de matrícula ano letivo 2020/2021 consulte as perguntas frequentes da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Para utilizar este serviço o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação:
i. Credenciais de acesso ao Portal das Finanças
ii. Cartão de Cidadão - Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível em: https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx)
iii. Chave Móvel Digital - Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

Os registos de primeira matrícula, renovações de matrícula e pedidos de transferência de escola para a educação pré-escolar e matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico decorrem de 04 de maio a 30 de junho.

Os registos de matrícula nos outros anos iniciais de ciclo 5º, 7º e 10º anos de escolaridade, as renovações de matrícula e os pedidos de transferência de escola nos 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário decorrem a partir de 26 de junho.

Nota: Não sendo possível ao Encarregado de Educação apresentar o pedido de matrícula, via Internet, este poderá ser apresentado nos serviços administrativos da Escola sede do agrupamento, ou nas escolas básicas Dr. Manuel da Costa Brandão- Sabadim e Padre Himalaya – Távora.

Documentos necessários no ato da matricula presencial.

Pré-Escolar

• 2 fotografias
  • cartão de vacinas atualizado
  • cartão de cidadão do Encarregado de Educação
  • declaração da segurança social com  escalão de abono familiar atribuído ao aluno

1ºano do 1ºciclo

• 1 fotografia
  • exame global de saúde /cartão de vacinas
  • cartão de cidadão do Encarregado de Educação
  • número de identificação bancária

Horário de funcionamento dos serviços administrativos.

Escola Sede

Manhã: das 10.00h às 12.00h.
Tarde: das 14.00 às 16.00h.

Portal das Matrículas

Está em... Home Notícias MATRÍCULAS ANO LETIVO 2020/2021